Transnet equaciona recontratar trabalhadores qualificados

0
468

A empresa estatal sul-africana de transportes poderá voltar a contratar centenas de trabalhadores ferroviários qualificados despedidos há dois anos pela Directora Executiva cessante, Portia Derby, noticiou o Sunday Times.

Segundo o jornal sul africano que citou fontes governamentais, a Directora Executiva, que se demitiu abruptamente esta semana, enfraqueceu a Transnet SOC Ltd. com o dispendioso exercício de redução de efectivos, que tinha como objectivo reduzir a massa salarial da empresa.

Na África do Sul, as empresas Transnet, juntamente com a empresa de eletricidade Eskom, são tidas como os principais alvos de corrupção e captura do Estado durante os anos de Jacob Zuma como Presidente da África do Sul.

As ineficiências, o vandalismo e o roubo na rede ferroviária de mercadorias da Transnet continuam a custar ao País milhares de milhões de dólares em exportações perdidas de carvão, minério de ferro e outros produtos de base.

Outros executivos de topo da empresa estatal de caminhos-de-ferro e portos estão prestes a sair, depois de Derby ter dito que se demitiria no final de Outubro, com o Diretor Financeiro Nonkululeko Dlamini a sair um mês antes, noticiou o Sunday Times, citando pessoas familiarizadas com o assunto na Transnet e no Governo.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.