UNTACD DEFINE ACÇÕES PARA APOIAR OS PAÍSES MENOS AVANÇADOS NA TRANSIÇÃO MUNDIAL DE BAIXO CARBONO

0
612
  • COP27 é uma oportunidade de acelerar a açcão para alcançar objetivos climáticos e de desenvolvimento mutuamente benéficos nos países mais vulneráveis do mundo.

Numa altura em que decorre a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP27), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNTACD) definiu as acções necessárias para assegurar que os esforços globais a favor de um futuro de baixo carbono que não preterem os países menos avançados (PMA).

O Relatório sobre os Países Menos Avançados 2022 da UNTACD, publicado quinta-feira 3/11 refere que os PMA são o “teste decisivo” em função do qual a história julgará a eficácia com que os esforços para realizar a transição de baixo carbono tomam em consideração as necessidades de desenvolvimento e as diferentes obrigações e capacidades dos países de combater a mudança climática.

Os 46 PMA, onde vivem cerca de 1,1 bilhão de pessoas, têm contribuído minimamente para as emissões de CO2. Em 2019, representaram menos de 4% do total das emissões mundiais de gases do efeito estufa. No entanto, nos últimos 50 anos, 69% das mortes mundiais causadas por catástrofes relacionadas com o clima ocorreram nos PMA.

“Os PMA suportam de forma desproporcional o ônus dos impactos da mudança climática”, disse a Secretária-Geral da UNTACD, Rebeca Grynspan. “A comunidade internacional deve considerar as suas necessidades de desenvolvimento e apoiá-los plenamente para assegurar uma transição de baixo carbono justa, equilibrada e sustentável”. O apoio internacional aos PMA é fundamental para enfrentar os desafios entrecruzados que ameaçam o seu desenvolvimento e os fazem pagar um preço desproporcionalmente elevado no enfrentamento da mudança climática.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.