- O PAE, como principal resultado do novo modelo de diálogo público-privado, é o mais impactante pacote de reformas instituído em cerca de 30 anos de liberalização económica no País – Presidente da CTA
A XIX Conferência Anual do Sector Privado, iniciada quarta-feira, 15/05, em Maputo, apresentou-se com o pano de fundo a avaliação do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE), que a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) considera que a iniciativa tem impulsionado um crescimento económico encorajador e dinâmico, conforme disse o Presidente da organização congregadora do sector oprivado moçambicano, Agostinho Vuma, na abertura do evento.
A CTA atribui ao PAE o pepel impulsionador de reformas positivas, que permitiram a recuperação no desempenho das empresas que passou de 28% no primeiro trimestre, para 30% no quarto trimestre de 2023, citando o Índice de Robustez Empresarial.
A CTA vê melhorias significativas no Índice de Ambiente Macroeconómico que evoloui , de 41% no primeiro trimestre para 47% no quarto trimestre, ainda do ano de 2023.
“ Estas perspectivas dinâmicas foram conhecendo passos que, apesar de tímidos, continuaram a oferecer fortes sinais de esperança e optimismo ao longo do primeiro trimestre do presente ano” . Afirmou o Presidente da CTA
Agostinho Vuma falou também sobre o impacto do novo modelo do Diálogo Público-Privado, que, segundo disse, permitiu “grandiosas realizações” , em um contexto que contou com uma “agenda governativa voltada para a promoção do papel do sector privado como actor incontornável das diversas reformas” . Esse contexto, disse Vuma, “resultou num ambiente de negócios mais promissor e atractivo”.
O líder do sector privado nacional reconheceu que a actual agenda governativa “tornou possível transformar cerca de 70% de diversas matrizes acordadas em dezasseis edições da CASP, e nunca materializadas, em profundas e impactantes reformas que corporizam o PAE, uma conquista que pretendemos mantida e valorizada por todos nós, governo, sector privado e parceiros, para que sirva de legado que irá iluminar futuras políticas de governação deste nosso País”.
Agostinho Vuma foi mais longe e disse que o sector privado considera que “o PAE, como principal resultado do novo modelo de diálogo público-privado, é o mais impactante pacote de reformas instituído em cerca de 30 anos de liberalização económica no País.
“E disto estamos certos e confiantes porque Moçambique oferece hoje um ambiente mais atractivo para investimentos, graças às profundas reformas deste PAE”. Sublinhou.
TotalEnergies Anuncia Apoio de 200 Milhões de Meticais às Vítimas das Cheias
30 de Janeiro, 2026
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023

















