
XVIII CASP: CTA expectante de um diálogo frutífero e uma CASP a galvanizar reformas e oportunidades de investimento
- Carteira de projectos ascende a 1,4 mil milhões de dólares norte-americanos;
- Estão presentes 10 instituições financeiras internacionais;
- Será apresentado o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE), uma iniciativa da CTA e parceiros, que já tem luz verde;
- Será lançado Fundo de Apoio a Transformação Digital das PMEs.
A realizar-se sob lema Transformação, Inovação, Sustentabilidade e Inclusão para a Competitividade Industrial, entre os dias 21-23 de Junho corrente, com ampla participação nacional e um significativa presença de delegações estrangeiras, com realce para as instituições financeiras de desenvolvimento que estão, entretanto, já a participar “nas salas de negócios com empresas moçambicanas”, a CTA vaticina uma conferencia produtiva e inspiradora para os desafios económicos actuais, entre eles o do financiamento aos negócios.
Esta XVII CASP está formatada para concretizar negócios, tal como disse o Presidente da CTA, no briefing a imprensa, “existe uma carteira de projectos estimada em 1,4 biliões de dólares norte-americanos e temos mais 10 instituições financeiras internacionais.
O evento ficará marcado pela firmação de alguns acordos de financiamento envolvendo a CTA, BAD e Embaixada da Itália que formalizar o lançamento do Fundo de Apoio a Transformação Digital das PMEs. Serão ainda anunciados pacotes de financiamento para o sector privado.
Destaque ainda para a iniciativa da CTA e seus parceiros, entre eles, o FSDMOZ, aprovada pelo Banco de Moçambique, podendo já iniciar a sua operacionalização, ou seja, a constituição do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).
De acordo com o Presidente da CTA, o objetivo do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial é de promover a inclusão das PME na economia local, abordando as suas necessidades de financiamento e outros constrangimentos que comprometem a oferta efectiva de bens e serviços na cadeia de abastecimento de grandes operadores e megaprojetos.
O.Económico está em condições de informar que, especificamente, o FADE, irá, atingir para seus investidores uma taxa mínima de atractividade de um determinado tipo de investimento definida, melhorar o acesso ao financiamento do comércio de curto prazo e ao financiamento de bens de capital de médio prazo pelas PMEs, especialmente para aquelas PMEs que se inserem em cadeias de valor de grandes projectos, promover o desenvolvimento do empreendedorismo entre os locais, proporcionando-lhes serviços de apoio ao desenvolvimento empresarial (mentoria e formação).
O nível de adesão ascende, nesta altura, mais de 3000 participantes presenciais e 12.000 participantes virtuais a escala global, dos quais homens de negócios de vários países e representantes de instituições financeiras.
Conforme o programa, o Presidente da República, Filipe Nyusi, que dirigirá o “Painel de Alto Nível”, deverá apresentar os progressos do PAE, ou seja, seu nível de implementação e perspectivas.
- Inflação Sobe 0,29% em Setembro e Acumulado do Ano Fica em 1,96%13 de Outubro, 2025
- Oxford Economics Revê Crescimento De Moçambique Em Baixa Para 1,8%9 de Outubro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-                         
                        Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 202424 de Outubro, 2025
Mais Vistos
-                         Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 202424 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-                         
                        Economia Informal: um problema ou uma solução?16 de Agosto, 2019
-                         
                        LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%25 de Maio, 2023
 
                			
                                        			















