25 PME moçambicanas treinadas pelo iCreate

0
956

O primeiro grupo de 25 pequenas e médias empresas (PME) selecionadas concluiu com sucesso o programa de apoio ao empreendedorismo “iCreate”, anunciou a ENI Rovuma Basin em comunicado.

Promovido pela ENI Rovuma Basin, em nome dos parceiros da Área 4 e em parceria com a Standard Bank Business Incubator, o programa foi implementado como parte do plano de conteúdo local do projecto Coral Sul visando reforçar as capacidades das PME já estabelecidas no mercado, com elevado potencial de crescimento, de modo a torná-las mais competitivas e sustentáveis a longo prazo.

Com duração de 12 semanas, de 30 de Setembro a 10 de Dezembro, o programa foi concebido tendo em conta os desafios e as necessidades que as PME enfrentam, devido às incertezas causadas pela actual situação económica.

Dividido em 3 fases, o iCreate foi composto por sessões de aconselhamento um-para-um conduzidas por um consultor empresarial certificado pela Growth wheel, onde os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma avaliação de 360º dos seus negócios; sete (7) sessões de workshop com objectivo de ajudar os participantes a identificar oportunidades para promover mudanças nos seus negócios e onze masterclasses que cobriram temas como mercados digitais, saúde, segurança e meio ambiente; contratos e aquisições, acesso ao financiamento, entre outros.

 “A ENI e os parceiros estão totalmente comprometidos com o desenvolvimento do Conteúdo Local e este programa faz parte dos nossos esforços para melhorar as capacidades das PME moçambicanas, a fim de lhes permitir participar mais activamente no desenvolvimento económico do país”, referiu Giorgio Vicini, o Director Geral da ENI Rovuma Basin.

As 25 PME selecionadas, de um total de 122 empresas que se candidataram, consideraram o programa de formação uma grande mais-valia para os seus negócios, especialmente nestes tempos difíceis que têm um enorme impacto na economia e afectam directamente às suas operações.

A ENI Rovuma Basin é a operadora delegada no projecto Coral Sul e lidera a construção e operação instalações em offshore na Área 4 da Bacia do Rovuma, ao longo da costa norte de Moçambique. A concessão da Área 4 está localizada na província de Cabo Delgado e é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A (que é detida pela ExxonMobil Development Africa BV, Eni SpA e a CNODC Dutch Cooperatief UA) que detém uma participação de 70% ao lado da Galp Energia Rovuma BV, Kogas Moçambique Ltd. e a Empresa Nacional de Hidrocarboneto E.P., cada uma com uma participação de 10%.(OE)

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.