
Economia moçambicana contrai no início de 2023
- O PMI do Standard Bank caiu para 48,2 em Janeiro de 2023, o valor mais baixo em 12 meses, após o ter fechado o ano 2022 no valor de 50
- Reflecte o impacto de uma política monetária que se tem tornado mais restritiva para ajudar a conter a inflação
- os recentes aumentos nos rácios de reservas obrigatórias irão traduzir-se em condições mais apertadas de liquidez
De acordo com os dados do inquérito mais recente do Purchasing Managers’ Index(PMI), do Standard Bank, a economia moçambicana contraiu-se no início de 2023, situação que ficou a dever-se a fraca procura levou a uma nova queda da actividade empresarial.
Como consequência, segundo o PMI, este declínio provocou um abrandamento nas contratações e um novo corte nos inventários das empresas, apesar de ter tido o impacto positivo de baixar os custos dos meios de produção.
Após ter registado o valor neutro de 50,0 em Dezembro, o principal valor desceu para 48,2 em Janeiro, caindo pela oitava vez nos últimos nove meses. O indicador mais recente demonstrou uma ligeira deterioração na saúde da economia do sector privado, a primeira desde a vaga da variante Omícron da COVID-19 em Janeiro de 2022
Relativamente aos resultados do inquérito, Fáusio Mussá, economista-chefe do Standard Bank – Moçambique, afirmou: “Após um Dezembro moderado em 2022, com o PMI a sugerir que a actividade económica não sofrera mudanças, fica evidente que se observa em Janeiro, uma procura agregada mais fraca, o que muito provavelmente reflecte o impacto de uma política monetária que se tem tornado mais restritiva para ajudar a conter a inflação”
Nesse sentido, analisa o Economista-Chefe do Standard Bank, “os recentes aumentos nos rácios de reservas obrigatórias irão traduzir-se em condições mais apertadas de liquidez”.
O Standard Bank, considera que apesar dos riscos permanecerem elevados, prevê uma inflação ajustada para 9,9%, em termos anuais, no final de 2023, após ter atingido 10,9% em Dezembro, em termos homólogos, com a inflação sobre os alimentos a abrandar e as pressões sobre o preço dos combustíveis a tornarem-se moderadas.
Segundo Fáusio Mussa, as perspectivas agora apresentadas pelo Standard Bank, são consistentes com as previsões feitas pela instituição, segundo as quais, PIB registará um aumento modesto em 2023 para 4,2%, após uma estimativa de 4,1% em 2022.
“Do ponto de vista da produção, é provável que o crescimento seja impulsionado pelo sector primário. No entanto, o crescimento poderá ser mais lento nos sectores secundário e nos serviços, devido ao impacto esperado da política monetária restritiva e do ajuste fiscal previsto.” Concluiu.
Estado Interveio No Sector Empresarial Em 0,23% Do PIB
18 de Setembro, 2025Massingir Recebe Maior Projecto Turístico Da África Subsaariana
18 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Estados Unidos entusiastas das reformas económicas empreendidas pelo Governo
22 de Novembro, 2022
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023