Índice de Preços na Produção Industrial regista variação homóloga de -1,3%

0
855

O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) teve uma tendência de aumento ao longo do trimestre em análise, tendo apresentado 140,2% em Dezembro, depois de registar 139,6% e 138,3% em Novembro e Outubro respectivamente. Comparando com o trimestre anterior que se situara em 144,9%, verificou-se um abrandamento médio de preços na produção industrial em cerca de -5,5p.p..

O INE, revela que o IPPI apresentou, em Dezembro, uma taxa de variação homóloga negativa de 1,3%, o que compara com as taxas de 8,0% e 16,3% registados em Novembro e Outubro, respectivamente (a análise considera as taxas de variações homólogas calculadas sobre médias móveis de 3 meses).

Conforme a estrutura de análise seguida pelo INE, o Agrupamento de Bens de Energia que observara valores positivos de variação homóloga desde o mês de Julho de 2021, continuou com uma tendência de valores positivos até ao mês de Dezembro de 2022, apresentou 11,5%, 22,5% e 44,8% em Dezembro, Novembro e Outubro, respectivamente.

Por sua vez, o agrupamento de Bens Intermédios registou evoluções positivas até ao mês de Novembro de 2022, tendo no mês de Dezembro experimentado um valor negativo. No trimestre em análise, apresentou, -3,6% em Dezembro, depois de 4,7% e 7,3% observados em Novembro e Outubro, respectivamente.

O Agrupamento de Bens de Consumo não Duradouro que vem registando uma taxa de variação homóloga positiva desde o mês de Janeiro de 2021, manteve este comportamento crescente da variação homóloga até ao mês de Novembro de 2022, tendo apresentado um valor negativo no mês de Dezembro. No trimestre em análise este agrupamento apresentou em Dezembro uma taxa de variação homóloga negativa de 5,1% em Dezembro, depois de fixar-se em 4,6% e 13,5% em Novembro e Outubro, respectivamente.

Já o Agrupamento de Bens de Equipamentos que registara -5,0% em Fevereiro de 2022, continuou com apreciações homólogas negativas até ao mês de Abril de 2022, tendo registado valores positivos entre os meses de Maio e Agosto e voltando a valores negativos mais intensos até ao mês de Dezembro de 2022.

No trimestre em análise, as variações homólogas para este Agrupamento foram todas negativas, tendo registado -42,9% em Dezembro, antecedido de -47,4% e -24,5% observados em Novembro e Outubro, respectivamente.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.