
A Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial (ADE) e a Mozambique Community Network (MCNet) assinaram, na quinta-feira, dia 20 de Julho, um memorando de entendimento que prevê a colaboração e cooperação para partilha de conhecimento e ferramentas de análise que vão permitir a melhoria dos sistemas de gestão. Esta parceria pretende contribuir para um melhor ambiente de negócios através de soluções inovadoras que apoiem a tomada de decisão sobre a planificação, armazenamento e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para facilitar o comércio internacional.
O memorando de entendimento tem ainda como objectivo contribuir para o engajamento do sector público, privado e sociedade no geral, bem como para a consciencialização do uso de dados, através de programas dedicados à educação.
Odete Semião, Directora-Geral da ADE, explicou que “apesar dos potenciais benefícios dos dados e informação geo-espacial, existem numerosos desafios à sua utilização eficaz em Moçambique”. Estes desafios “incluem o acesso limitado a dados geo-espaciais de alta qualidade, capacidade limitada para analisar e utilizar os dados, e uma consciência limitada ao nível de tomada de decisão sobre os potenciais benefícios da utilização de dados e informação para decisões estratégicas”, afirmou a mesma responsável.
As informações disponibilizadas pela ADE através da Rede Nacional do Sistema de Informação Geográfica são importantes precisamente para ajudar o sector privado e o sector público na tomada de decisão com base em evidências, proporcionando uma visão holística das questões que afectam as comunidades.
Segundo Odete Semião, “estes dados podem ajudar os decisores a identificar áreas prioritárias para investimentos e a alocação de recursos de forma eficaz e eficiente, apoiando, de igual forma, a elaboração de políticas públicas”.
Para Rogério Samo Gudo, PCA da MCNet, esta parceria tem inúmeras vantagens, desde logo, por “garantir o acesso à tecnologia, inovação e conhecimento especializado para colecta, optimização, análise e visualização de dados e informação geo-espacial, nos vários sectores de desenvolvimento de Moçambique” e “contribuir para o engajamento do sector público, privado e sociedade no geral, para a consciencialização no uso de dados”.
O acordo estabelecido com a MCNet visa acelerar o desenvolvimento institucional das partes, focando-se na promoção de utilização de dados e tecnologias para responder aos desafios de desenvolvimento sustentável de Moçambique. Tendo em conta que a tecnologia está a mudar os percursos do desenvolvimento, o próprio Estado deve acompanhar este desenvolvimento, combinando os modelos tradicionais de planificação e os de tomada de decisão com os modelos mais actuais.
O memorando de entendimento com a MCNet pretende, também, gerar informação e conhecimento, através de dados produzidos nos vários sectores de desenvolvimento em Moçambique.
O território moçambicano é o primeiro espaço geográfico sobre o qual serão implementadas as iniciativas do acordo, podendo ser estabelecidas relações com instituições que operam a nível nacional, regional ou internacional. O objectivo é que as soluções e oportunidades resultantes dessas iniciativas sejam aplicadas para responder às metas estabelecidas pelo memorando, com vista a promover o desenvolvimento de Moçambique.
Estado Interveio No Sector Empresarial Em 0,23% Do PIB
18 de Setembro, 2025Massingir Recebe Maior Projecto Turístico Da África Subsaariana
18 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Suíça é o país mais inovador do mundo pelo 12º ano consecutivo
21 de Dezembro, 2022 -
Mitigação da pobreza no Norte do país: SDC e USAID firmam parceria
1 de Fevereiro, 2024
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023