
Sasol anuncia arranque das instalações do acordo de partilha de produção em Inhambane
A gigante petroquímica sul-africana Sasol anunciou terça-feira a conclusão e arranque com segurança das instalações de gás natural para o projecto de Acordo de Partilha de Produção (PSA) na província de Inhambane, em Moçambique.
Em comunicado a Sasol também regozija-se pelo facto de as obras terem decorrido e concluídas com segurança, dentro dos custos e cronograma estabelecidos no projecto.
A Sasol destaca no seu relatório do primeiro semestre de 2023 que isso foi possível apesar do impacto negativo do Ciclone Tropical Freddy, que atingiu Inhambane em Fevereiro último. Acrescentou que iniciará o processamento do gás natural assim que o órgão regulador de Moçambique emitir a licença de operação.
A Sasol opera em Moçambique desde 2004 e é a concessionária dos campos de gás de Pande e Temane, em Inhambane. Possui uma unidade de processamento de gás em Temane, de onde o gás é transportado por meio de um gasoduto para a África do Sul. Parte do gás é utilizado para fins industriais na província de Maputo, na região sul, particularmente a produção de electricidade.
Eventualmente, o gás será utilizado para alimentar a Central Térmica de Temane (CTT), que, quando estiver operacional, produzirá 450 megawatts de electricidade.
Isso representará um aumento de 16 por cento na capacidade instalada de geração de electricidade em Moçambique. O principal objectivo da CTT é atender à demanda doméstica no âmbito do programa de acesso universal à electricidade até 2030. Além disso, contribuirá para impulsionar a industrialização e consolidar a posição de Moçambique como um pólo regional de energia.
Mais notícias
-
Nyusi apela ao diálogo para resolver crise pós-eleitoral em Moçambique
20 de Novembro, 2024 -
Sistema financeiro com risco moderado
19 de Dezembro, 2022

Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Reabilitação Da N1 Avança Com Início Das Obras No Troço Ndoro–Nhampaza
24 de Setembro, 2025 -
AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda
24 de Setembro, 2025 -
Dólar Reforça Estabilidade Após Powell Reiterar Cautela Sobre Novos Cortes De Taxas
24 de Setembro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Reabilitação Da N1 Avança Com Início Das Obras No Troço Ndoro–Nhampaza
24 de Setembro, 2025 -
AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda
24 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023