
O sector pesqueiro nacional registou, nos últimos nove meses, uma produção de 350.117 mil toneladas de pescado diverso, cifra que representa um crescimento na ordem de três por cento, quando comparado a igual período do ano transacto.
Em declarações ao diário “Noticias”, o Director-Geral da Administração Nacional de Pescas, Cassamo Júnior, afirmou que no período em referência foram exportadas sete mil e quinhentas toneladas, o que corresponde a uma realização de 55 por cento e um crescimento de cinco por cento, quando comparado com as exportações ocorridas em igual período do ano anterior.
Ao todo, a meta estabelecida para as exportações no presente ano é de treze mil e setecentas toneladas de pescado do diverso, quantidades que, de acordo com a nossa fonte, poderão ser alcançadas até ao final do ano.
Apesar do crescimento na produção pesqueira, o dirigente salientou que Moçambique ainda não é auto-suficiente, pois no mesmo período importou 48 mil toneladas de pescado diverso, com destaque para 38 toneladas de carapau.
Em relação às exportações no período em referência, estas valeram ao Estado quarenta e cinco milhões de dólares.
Igualmente, disse a fonte, nos nove meses passados o sector inspeccionou mais de dezassete mil artes de pesca, das quais 3360 destruídas por terem sido consideradas nocivas à actividade. As inspecções e apreensões feitas, de acordo com Cassamo Junior, resultados na emissão de multas no valor de sete milhões e quatrocentos mil meticais.
Por outro lado, as fiscalizações na pesca industrial e semi-industrial, realizadas via satélite, inspecção nas embarcações em porto e no mar, e assistência a descarga, resultaram na instauração de catorze processos de infracção e a aplicação de um milhão e setecentos mil meticais de multas.
O sector havia planeado para o presente ano realizar cerca de cinco mil missões de fiscalização, das quais duas mil e trezentas terrestres e mais de duas mil marítimas, No geral, foram realizadas, no período em alusão, mais de mil missões de fiscalização, das quais 1228 terrestres e 547 marítimas, ou seja, cinquenta e dois e 20 por cento, respectivamente,
- Moçambique perde anualmente cerca de US$ 70 milhões devido à pesca ilegal2 de Novembro, 2023
- Interditada pesca de camarão durante quatro meses26 de Outubro, 2023
- Captura de camarão de superfície cresce 25 por cento22 de Outubro, 2023
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-                         
                        Kenmare Destina 40% do Orçamento de Aquisições a Fornecedores Moçambicanos31 de Outubro, 2025
-                         
                        África do Sul Avalia Novo Corte de Taxas de Juro em 2025 com Inflação Sob ...31 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-                         
                        Economia Informal: um problema ou uma solução?16 de Agosto, 2019
-                         
                        LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%25 de Maio, 2023
 
                			
                                        			













