O sector pesqueiro nacional registou, nos últimos nove meses, uma produção de 350.117 mil toneladas de pescado diverso, cifra que representa um crescimento na ordem de três por cento, quando comparado a igual período do ano transacto.

Em declarações ao diário “Noticias”, o Director-Geral da Administração Nacional de Pescas, Cassamo Júnior, afirmou que no período em referência foram exportadas sete mil e quinhentas toneladas, o que corresponde a uma realização de 55 por cento e um crescimento de cinco por cento, quando comparado com as exportações ocorridas em igual período do ano anterior.

Ao todo, a meta estabelecida para as exportações no presente ano é de treze mil e setecentas toneladas de pescado do diverso, quantidades que, de acordo com a nossa fonte, poderão ser alcançadas até ao final do ano.

Apesar do crescimento na produção pesqueira, o dirigente salientou que Moçambique ainda não é auto-suficiente, pois no mesmo período importou 48 mil toneladas de pescado diverso, com destaque para 38 toneladas de carapau.

Em relação às exportações no período em referência, estas valeram ao Estado quarenta e cinco milhões de dólares.

Igualmente, disse a fonte, nos nove meses passados o sector inspeccionou mais de dezassete mil artes de pesca, das quais 3360 destruídas por terem sido consideradas nocivas à actividade. As inspecções e apreensões feitas, de acordo com Cassamo Junior, resultados na emissão de multas no valor de sete milhões e quatrocentos mil meticais.

Por outro lado, as fiscalizações na pesca industrial e semi-industrial, realizadas via satélite, inspecção nas embarcações em porto e no mar, e assistência a descarga, resultaram na instauração de catorze processos de infracção e a aplicação de um milhão e setecentos mil meticais de multas.

O sector havia planeado para o presente ano realizar cerca de cinco mil missões de fiscalização, das quais duas mil e trezentas terrestres e mais de duas mil marítimas, No geral, foram realizadas, no período em alusão, mais de mil missões de fiscalização, das quais 1228 terrestres e 547 marítimas, ou seja, cinquenta e dois e 20 por cento, respectivamente,

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.