
Bill Gates diz que as hipóteses de atingir o objectivo de aquecimento de 2ºC estão a desaparecer rapidamente
- O bilionário investidor em energias limpas afirmou que seria “uma sorte” se o aumento da temperatura se mantivesse abaixo dos 3ºC.
Bill Gates afirmou que é provável que o mundo não cumpra o objectivo do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura abaixo dos 2ºC. Mas elogiou a COP28 por ter feito progressos na luta contra as alterações climáticas, apesar das tensões geopolíticas.
“O progresso climático está a avançar, apesar de não conseguirmos atingir as nossas maiores aspirações”, afirmou Bill Gates numa entrevista à Bloomberg TV durante a reunião anual das Nações Unidas no Dubai, citando a maior participação de sempre e as novas iniciativas no domínio da alimentação e da saúde.
Manter o aquecimento a 2ºC “não é muito provável”, afirmou. “Felizmente, se nos mantivermos abaixo dos 3ºC, muitos dos efeitos nocivos de que se tem ouvido falar não acontecem, a menos que sejamos realmente irresponsáveis e deixemos que o aquecimento atinja valores mais elevados”.
Um planeta que aqueça 3ºC em relação aos níveis pré-industriais poderá expor regularmente até 50 milhões de pessoas a temperaturas que ultrapassam a capacidade de sobrevivência humana, segundo um estudo de 2018 publicado na revista Lancet Planetary Health. A cidade de Nova Iorque poderia sofrer três inundações por ano, uma vez por século, enquanto 52 vezes mais pessoas enfrentariam um calor perigoso nas cidades africanas. A quantidade de terra destruída por incêndios florestais a nível mundial duplicaria e a floresta tropical amazónica transformar-se-ia em pastagens.
No pacto de Paris, quase 200 países concordaram em limitar as temperaturas globais a menos de 2 graus, idealmente a 1,5°C, para evitar os piores impactos das alterações climáticas. Mas um relatório recente do programa das Nações Unidas para o ambiente mostra que, com os actuais planos de redução das emissões a nível nacional, o mundo está no bom caminho para aquecer até 2,9°C.
Os cientistas do clima sublinham sistematicamente que não existe um nível seguro de aquecimento global, apontando para os impactos perigosos que já se fazem sentir em todos os cantos do globo, quando as temperaturas médias globais aumentaram 1,2ºC em relação à era pré-industrial. Só este ano, o mais quente de que há registo, uma série de incêndios florestais brutais, inundações e calor extremo ceifaram vidas e remodelaram comunidades.
Gates citou a fusão e a fissão nucleares, bem como o aço verde, como sendo algumas das soluções com que está optimista. O co-fundador da Microsoft Corp., que investe em dezenas de empresas de tecnologias limpas através da Breakthrough Energy Ventures, disse que as reuniões à margem da COP28 são cruciais para que as empresas em fase de arranque se exponham aos grandes actores dos sectores que precisam de descarbonizar, como o do cimento.
A cimeira deste ano, organizada pelos Emirados Árabes Unidos, ricos em petróleo, foi alvo de controvérsia devido à sua adesão à indústria dos combustíveis fósseis. Sultan Al Jaber, o executivo do sector petrolífero que supervisiona as conversações, argumenta que é necessário envolvê-los na conversa. Aqueles que querem um afastamento mais rápido da energia suja dizem que a indústria está a fazer muito pouco para mudar para alternativas.
“Temos de superar a concorrência dos combustíveis fósseis”, afirmou Gates. “Para o fazer correctamente, não devem receber subsídios e, de facto, deve ser aplicado um imposto sobre o carbono ao longo do tempo.”

Conecte-se a Nós
Economia Global
-
AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda
24 de Setembro, 2025 -
Dólar Reforça Estabilidade Após Powell Reiterar Cautela Sobre Novos Cortes De Taxas
24 de Setembro, 2025 -
Petróleo Mantém-Se Estável, Mas Queda das Reservas nos EUA Dá Suporte aos Preços
24 de Setembro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda
24 de Setembro, 2025 -
Dólar Reforça Estabilidade Após Powell Reiterar Cautela Sobre Novos Cortes De Taxas
24 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023