África do Sul: Minas e indústria transformadora excedem as previsões em Outubro

0
661
  • Produção mineira aumenta 3,9% em termos anuais; estimativa de 1,2%
  • A indústria transformadora aumentou 2,1%, superando as previsões de um avanço de 1,7%

A produção mineira e industrial sul-africana aumentou mais do que o previsto em Outubro, numa rara notícia positiva para uma economia que se debate com as deficiências das empresas públicas de electricidade e logística.

A produção mineira aumentou 3,9% em Outubro em relação ao ano anterior, depois de ter diminuído 1,9% em Setembro. Este valor superou as previsões de um aumento de 1,2%, de acordo com a estimativa mediana de seis economistas inquiridos pela Bloomberg. O avanço foi liderado por um salto de 16,9% na produção de metais do grupo da platina.

A economia do país encolheu no terceiro trimestre, devido às restrições logísticas e à falta crónica de electricidade.

A indústria transformadora, cujo peso na economia sul-africana é mais de duas vezes superior ao da indústria mineira, registou um aumento da produção de 2,1% em Outubro em relação ao ano anterior, em comparação com as expectativas de um aumento de 1,7%.

As fortes contribuições da categoria de produtos petrolíferos, químicos, de borracha e de plástico ajudaram, assim como os ganhos em veículos automóveis, peças e acessórios.

As comparações de efeito base com Outubro de 2022 – quando uma greve na empresa estatal de caminhos-de-ferro e portos Transnet SOC Ltd. perturbou os negócios – também impulsionaram o valor, disse Lara Hodes, economista do Investec Bank Ltd.

“Apesar do resultado de Outubro, o sector continua sem brilho”, escreveu ela, apontando para as recentes leituras silenciosas sobre a confiança das empresas sul-africanas. “As condições globais moderadas e a miríade de desafios internos também continuam a impedir a produção.”

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.