
Inflação e eleições nos EUA vão impulsionar os mercados em 2024 – Inquérito do JPMorgan
A inflação e as eleições presidenciais norte-americanas serão os maiores impulsionadores dos mercados globais este ano, enquanto os desafios de liquidez são um foco crescente, de acordo com os investidores inquiridos pelo JPMorgan.
Cerca de 27% dos operadores consideram que a inflação terá o maior impacto, seguido de 20% para as eleições de Novembro, segundo o inquérito publicado nesta terça-feira, 06 de Fevereiro.
As obrigações e as acções subiram no final do ano passado, na esperança de que o abrandamento da inflação provocasse fortes cortes nas taxas de juro do banco central este ano. Mas essas apostas foram reduzidas, com os dados de sexta-feira, 02 de Fevereiro, sobre o emprego nos EUA a provocarem a maior venda de títulos do Tesouro dos EUA desde Setembro.
Os mercados estão a preparar-se para uma maior volatilidade à medida que as eleições presidenciais dos EUA se aproximam, com a vitória do ex-presidente Donald Trump nas primárias republicanas de New Hampshire a aproximá-lo de uma desforra com o presidente democrata Joe Biden.
Eddie Wen, Director Global de Mercados Digitais do JPMorgan, afirmou que, este ano, uma maior atenção aos eventos macroeconómicos e de risco pode criar volatilidade a curto prazo, com especial destaque para a divulgação dos números mensais do emprego e da inflação nos EUA.
Os receios de recessão, que encabeçaram o inquérito do ano passado, caíram para o terceiro lugar, com 18%, uma vez que o crescimento económico superou as expectativas, segundo o inquérito.
A guerra na Europa, onde a invasão russa da Ucrânia entra no seu terceiro ano, e o Médio Oriente, onde o conflito entre o Hamas e Israel é vigiado em busca de sinais de escalada, seguem em 14%.
Os operadores esperam que a volatilidade dos mercados continue a ser o seu principal desafio comercial, mas a percentagem de inquiridos que a colocam em primeiro lugar caiu 18 pontos percentuais em relação ao ano passado, para 28%.
A disponibilidade de liquidez aproximou-se do topo da lista de desafios de negociação, com 24%, contra 22% no ano passado, enquanto o acesso à liquidez continuou a ser a maior preocupação dos operadores relativamente à estrutura do mercado.
Chi Nzelu, Director global de macro e-Trading da JPMorgan, afirmou que, à medida que o comércio eletrónico ganha proeminência, ter um acesso consistente à liquidez através de uma variedade de fornecedores está a tornar-se mais importante para os investidores.
“Os investidores querem saber que a liquidez continuará a ser fiável, mesmo em tempos de choque, o que, de um modo geral, tem sido o caso em diferentes mercados nos últimos anos”, afirmou.
Os operadores dos mercados de crédito e de acções a pronto pagamento apontaram a disponibilidade de liquidez como o seu principal desafio.
“A estrutura dos mercados de crédito está a tornar-se mais complicada”, afirmou Wen.
“Existem mais plataformas de negociação para apoiar a negociação de obrigações de empresas, a par do aparecimento da negociação de carteiras, da negociação em bloco e de transacções de maior dimensão, todas elas cada vez mais electrónicas.”
Isto significa que a selecção da melhor forma de executar as transacções está a tornar-se uma questão fundamental para os investidores, afirmou.
Mais notícias
-
XVIII CASP: Tudo Au Point
20 de Junho, 2023 -
UBS chega a acordo extrajuducial com Moçambique sobre dívida da Proindicus
1 de Outubro, 2023 -
FMI quer que o Zimbabwe tome novas medidas de reformas monetárias
13 de Junho, 2023
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














