
Angola: FMI diz que a eliminação gradual dos subsídios aos combustíveis é “fundamental”
- A taxa de inflação anual em Angola subiu para um máximo de dois anos de 26,09% em Março, contra 24,07% no mês anterior.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) instou Angola a continuar a eliminar gradualmente os subsídios aos combustíveis, mesmo depois de uma eliminação parcial ter provocado protestos mortais no ano passado.
“É fundamental”, disse Victor Lledo, representante residente do FMI em Angola, numa conferência em Luanda. “Roubam espaço fiscal crucial para outras despesas sociais e públicas que são tão importantes para o sector privado. A grande questão é como”.
No ano passado, cinco pessoas morreram em protestos depois de Angola ter reduzido os subsídios à gasolina, quase duplicando os preços nas bombas, que se encontravam entre os mais baratos do mundo. Desde então, o Governo tem adiado novos cortes, uma vez que a inflação persistentemente elevada continua a aumentar o custo de vida numa das nações mais desiguais de África.
A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, disse no mês passado que o seu governo continua empenhado em eliminar gradualmente os subsídios aos combustíveis, mas que está a tentar atingir esse objectivo sem provocar uma reacção pública negativa. Os subsídios custam ao Estado entre 3 e 4 mil milhões de dólares por ano, disse Daves de Sousa numa entrevista à Rádio Lac, com sede em Luanda, em 2023.
“A eliminação destes subsídios terá um impacto na inflação”, afirmou Lledo. “A nossa opinião é que isto deve ser feito gradualmente”.
A taxa de inflação anual em Angola subiu para um máximo de dois anos de 26,09% em Março, contra 24,07% no mês anterior.
O Fim da AGOA e o Risco para a Diversificação das Exportações Africanas
2 de Outubro, 2025Fim do AGOA Ameaça Competitividade das Exportações Africanas no Mercado dos EUA
30 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Sasol em Moçambique: Quando o Desenvolvimento é Decidido pelas Comunidades
1 de Outubro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Há Sinais de Nova Contração no Sector Privado: PMI Cai para 49,4
3 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Há Sinais de Nova Contração no Sector Privado: PMI Cai para 49,4
3 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023