S&P Global reduz a classificação de Moçambique para CCC devido a pressões de liquidez interna

0
702

A S&P Global Ratings baixou a classificação de crédito soberano de longo prazo de Moçambique em moeda local para CCC’, citando graves desafios de liquidez e atrasos aparentes nos pagamentos aos credores internos. A decisão foi tomada no passado dia 18 de outubro de 2024, destacando a crescente preocupação com a gestão da dívida local de Moçambique, enquanto a classificação da dívida externa foi mantida em CCC+, refletindo o risco elevado de inadimplência nos pagamentos domésticos.

Razões para o rebaixamento

A agência de rating destacou que os atrasos nos pagamentos de dívidas internas, o acúmulo de atrasados junto a fornecedores e empreiteiros, bem como a pressão fiscal crescente devido a ajustes salariais no sector público, choque climático e despesas pré-eleitorais, estão a criar tensões significativas na capacidade do governo de gerir suas finanças.

O rebaixamento também reflecte a probabilidade crescente de Moçambique não conseguir honrar pagamentos de dívida interna, seja por razões administrativas ou pela implementação de uma troca de dívida em condições desfavoráveis.

Perspectivas para a dívida externa

Por outro lado, a S&P manteve a classificação da dívida em moeda estrangeira em CCC+, observando que os pagamentos das dívidas em moeda estrangeira, como o Eurobonds de Moçambique, permanecem relativamente administráveis até ao início das amortizações em 2028.

Preocupações com a gestão fiscal

Moçambique tem enfrentado dificuldades para implementar reformas fiscais e manter um fluxo de caixa estável. O exercício de gestão de passivos de Outubro de 2024 ilustrou as condições apertadas de liquidez, com o Governo a trocar títulos de curto prazo por obrigações de taxa fixa de cinco anos com um cupão de 14,7%. As pressões sobre os pagamentos de dívida em moeda local devem continuar até 2025 e 2026.

A classificação reflecte ainda a preocupação com a capacidade limitada de Moçambique de gerar receita suficiente, especialmente em meio a uma economia fragilizada fora do setor de extração de gás natural.

Este rebaixamento da S&P Global Ratings sublinha os desafios crescentes para a sustentabilidade fiscal de Moçambique, com implicações significativas para o acesso a financiamento e as perspetivas económicas de longo prazo.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.