
A um ritmo menos acelerado, agrava custo de vida
Após ter registado um abrandamento daquele que constituiu o agravamento ao ritmo mais pronunciado do custo de vida dos últimos quatro anos, o País voltou a experimentar um ligeiro aumento dos preços ao longo do mês de Março. A inflação mensal acelerou para 0,70%, 0,26 pontos percentuais (pp) acima da registada no mês de fevereiro, revelam os últimos dados referentes ao Índice de Preços no Consumidor do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A ligeira deterioração, pelo sexto mês consecutivo, do poder de compra dos consumidores ficou a dever-se, fundamentalmente, as divisões de Alimentação e bebidas não alcoólicas e de Transportes, ao contribuírem no total da variação mensal com cerca de 1,21 e 0,51 pontos percentuais positivos, respectivamente.
A evolução dos preços dos bens e serviços foi essencialmente a mesma em todo o País. Com efeito, segundo dados do INE, todos os centros de recolha registaram um aumento de preços, com a cidade de Nampula a se destacar com cerca de 1,26%, seguida da cidade da Beira com 0,59% e por fim a cidade de Maputo com um aumento na ordem de 0,45%.
Com esta nova deterioração, cumulativamente, durante o primeiro trimestre do ano em curso, o País registou um aumento de preços na ordem de 3,34%. Comparativamente a igual período do ano anterior, a economia registou, no mês passado, um aumento de preços na ordem de 6,67%, impulsionado principalmente pelo aumento nos preços nas divisões de Transportes, de Restaurantes, hotéis, cafés e similares e de Alimentação e bebidas não alcoólicas. (OE)
















