A Eletrobras espera investir entre 6 mil milhões e 70 mil milhões de reais 16,92 mil milhões de dólares) nos próximos cinco anos, disse a empresa na segunda-feira, 24 de Julho, acrescentando que está a ponderar mais de 15 potenciais fusões ou aquisições.
Do valor total, 17,1 mil milhões de dólares já foram destinados a projectos de geração e transmissão de energia eléctrica, bem como manutenção do activo circulante, acrescentou fonte da empresa pública de electricidade do Brasil.
A Eletrobras, maior empresas do ramo da América Latina, disse que também está a avaliar alternativas adicionais de crescimento, mencionando que está a analisar “um total de 15 fusões e aquisições em activos de energia renovável e transmissão”.
Os próximos leilões de transmissão de energia do Governo, incluindo um em Dezembro – que deve ser o maior da história do Brasil – também são oportunidades de crescimento potencial, disse a empresa.
Em Junho, o Governo leiloou mais de 6.000 quilómetros de linhas de transmissão na primeira de três licitações destinadas a aumentar a capacidade do Brasil de transportar energia renovável gerada principalmente no Nordeste para o Sul e Sudeste do País.