
A Rússia está a ponderar um plano para comprar 70 mil milhões de dólares em yuan da China e outras moedas “amigas” para enfraquecer o rublo
A Rússia está a considerar um plano para comprar até 70 mil milhões de dólares em moeda estrangeira “amigável”, informou a Bloomberg.
A compra do yuan da China e de outras moedas poderia abrandar a subida acentuada do rublo, conforme expectativa de banqueiros centrais.
Moscovo está a repensar a sua estratégia cambial após as sanções terem congelado metade dos seus 640 mil milhões de dólares em reservas estrangeiras.
As compras fariam parte de uma estratégia mais ampla do Kremlin para enfraquecer a moeda russa, sugeriu a Bloomberg, na quinta-feira, citando pessoas familiarizadas com as deliberações.
O rublo caiu no rescaldo imediato da invasão russa da Ucrânia, no final de Fevereiro, quando os países ocidentais sancionaram o sistema bancário russo. Mas desde então subiu quase 40% em relação ao dólar, graças aos limites do banco central russo em termos de saídas de moeda e aumento acentuado das taxas de juro, e às receitas das exportações de energia.
Uma preocupação para Moscovo é que a moeda pode agora ser demasiado forte em relação ao dólar e ao euro. O ministro das finanças russo, Anton Siulanov, disse em Junho que o Kremlin estava pronto a utilizar as suas reservas em moeda estrangeira para influenciar a taxa de câmbio.
Durante anos, a Rússia concentrou a sua política económica na constituição de reservas cambiais com moedas estrangeiras como o dólar e o euro. Mas tem estado a trabalhar na mudança para outras moedas desde que as sanções ocidentais congelaram metade dos seus 640 mil milhões de dólares em reservas.
“Na nova situação, a acumulação de reservas cambiais líquidas para futuras crises é extremamente difícil e não conveniente”, observa a análise da Bloomberg.
A estratégia apela também para que a Rússia comece a vender as suas reservas de yuan, que constituiriam o grosso das compras, nos próximos anos. A lira da Turquia, o rand sul-africano e o dirham dos Emirados Árabes Unidos são vistos como outras moedas “amigáveis”.
Refira-se que Moscovo disse em Junho que está a trabalhar num plano para desenvolver uma nova moeda de reserva internacional ao lado do Brasil, Índia, China, e África do Sul, que não impuseram sanções generalizadas ao Kremlin.
O rublo subiu 0,83% na última semana, fazendo com que um dólar valesse pouco mais de 60 rublos.