
África do Sul: Inflação atinge o valor mais alto em cinco meses antes da decisão sobre a taxa de juro
- Os preços no consumidor aumentaram 5,9% em Outubro, contra 5,4% no mês anterior
- É improvável que a subida de preços convença o banco central a aumentar as taxas
A inflação anual sul-africana acelerou para um máximo de cinco meses em Outubro, uma leitura que não deverá persuadir o banco central a aumentar as taxas, uma vez que a aceleração deverá ser temporária.
O índice de preços no consumidor subiu 5,9%, em comparação com 5,4% em Setembro, informou a Statistics South Africa, sediada em Pretória, num comunicado publicado no seu sítio Web. Este valor excedeu a estimativa média de 5,6% de 19 economistas num inquérito da Bloomberg, em que a previsão mais elevada era de 5,8%.
Embora a inflação se tenha afastado ainda mais do ponto médio do intervalo do objectivo do banco central de 3% a 6%, onde prefere ancorar as expectativas, os preços do petróleo mais baixos e a valorização do rand em relação ao dólar desde a última reunião do comité de política monetária, em 21 de Setembro, podem resultar numa diminuição do crescimento dos preços nos próximos meses. Além disso, a inflação subjacente, que exclui os custos dos produtos alimentares e da energia, abrandou para 4,4%, contra 4,5% em Setembro.
“Embora as pressões sobre os preços dos combustíveis tenham sido amplamente antecipadas, ninguém previu um aumento da inflação homóloga”, afirmou Razia Khan, economista-chefe para África e Médio Oriente do Standard Chartered Plc, em Londres. “A inflação continuará a abrandar após o novo ano. Mas o ponto de partida mais elevado é relevante para a trajectória da inflação. Isto não permitirá que o South African Reserve Bank (SARB) pareça “dovish” em breve, e certamente não amanhã”.
Os contratos de taxas a prazo com início dentro de um mês – utilizados para especular sobre os custos dos empréstimos – mostram que os investidores estão a prever menos de 10% de hipóteses de uma descida de um quarto de ponto na taxa de referência na véspera da decisão do South African Reserve Bank. Isto compara-se com uma probabilidade de 40% de uma subida de 25 pontos base no início do mês.
As taxas de rendibilidade das obrigações em moeda local com vencimento em 2035 subiram 16 pontos base em relação aos níveis de fecho, para 11,63%. O rand foi negociado 0,1% mais forte em 18,6187 contra o dólar às 10:09 da manhã em Joanesburgo.
Todos os 22 economistas inquiridos no âmbito de um inquérito da Bloomberg sobre a decisão relativa à taxa de juro prevêem que o Comité de Política Monetária (CPMO) deixará os custos dos empréstimos inalterados, com vários a esperarem que mantenha um tom hawkish. Uma manutenção seria a terceira consecutiva, depois de 10 aumentos anteriores de um total de 475 pontos base terem levado a taxa de referência para 8,25%.
Os principais factores que contribuíram para o aumento da inflação foram os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e os custos dos transportes, que aumentaram 8,7% e 7,4%, respectivamente. O aumento do índice dos produtos alimentares foi impulsionado pelo aumento dos preços dos produtos relacionados com as aves de capoeira, incluindo os ovos, que sofreram uma maior pressão no sentido da alta devido ao surto de gripe aviária.
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














