
Agricultores moçambicanos preparam-se para a época de plantio com financiamento oportuno de US$ 2 milhões para fertilizantes
Com a época de plantação a aproximar-se rapidamente, os agricultores moçambicanos estão ocupados a preparar os seus campos. O fertilizante é crucial para uma colheita bem-sucedida e muitos agricultores estão a fazer fila para garantir o abastecimento.
A época de plantação em Moçambique começa em setembro, quando as províncias do Sul recebem as primeiras chuvas, enquanto o norte espera até Dezembro.
As províncias do norte e centro, com os seus solos férteis, são o celeiro agrícola do País. No sul, o solo é mais pobre, as chuvas são escassas e as secas e inundações são frequentes.
Este ano, os agricultores moçambicanos estão a receber uma ajuda muito necessária. No dia 14 de junho de 2024, o Mecanismo Africano de Financiamento de Fertilizantes e o seu parceiro de implementação, a Parceria Africana de Fertilizantes e Agronegócios (AFAP) lançaram um projecto de financiamento de fertilizantes de 2 milhões de dólares.
Este projecto, denominado Financiamento de Fertilizantes para a Gestão Sustentável da Agricultura em Moçambique, tem como objectivo aumentar o acesso a fertilizantes por parte de 300 mil pequenos agricultores e aumentar a sua produtividade e riqueza, durante os próximos três anos.
A AFAP irá utilizar a garantia parcial de crédito comercial de 2 milhões de dólares do Mecanismo para fornecer garantias a 5 fornecedores de fertilizantes para a entrega, a crédito, de 60 mil toneladas de fertilizantes a pequenos agricultores, através de 30 distribuidores centrais e 125 retalhistas. Esta
Esta colaboração reduzirá os riscos que os fornecedores enfrentam na entrega de fertilizantes em Tete, Manica, Nampula, Zambézia, Sofala e Gaza.
O projecto também inclui uma subvenção de 877.980 dólares para atividades de saúde do solo e formação para pequenos agricultores.
Com este apoio financeiro atempado, os agricultores moçambicanos podem esperar uma época de plantio mais produtiva. 95% da produção agrícola do país provém dos pequenos agricultores, enquanto os restantes 5% provêm de agricultores comerciais.
Moçambique produz açúcar, soja, banana, arroz, legumes, frutos secos, algodão e tabaco, e este novo financiamento irá apoiar especificamente o cultivo de arroz, milho e soja.
Este lançamento surge na sequência da Cimeira da União Africana sobre Fertilizantes e Saúde do Solo, realizada em Nairobi, Quénia, de 7 a 9 de maio de 2024. Durante a Cimeira, os chefes de Estado africanos comprometeram-se a apoiar a operacionalização total do Mecanismo Africano de Financiamento de Fertilizantes.
O Mecanismo Africano de Financiamento de Fertilizantes é um fundo especial administrado pelo Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, e fornece soluções inovadoras de financiamento, necessárias para acelerar a utilização de fertilizantes em África e melhorar a produtividade agrícola do continente.
Moçambique Perde Mais de 70 Milhões de Dólares Por Ano com Pesca Ilegal
2 de Outubro, 2025Moçambique Reforça Capacidade de Combate à Pesca Ilegal com Apoio Internacional
25 de Setembro, 2025Moçambique e Itália Definem Cooperação no Agro-Negócio com 160 Milhões de Euros
19 de Setembro, 2025Moçambique e Itália Reforçam Parceria com Novos Projectos de Agro-Negócio
16 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Professores ameaçam boicotar exames especiais por pagamento de horas extra
6 de Janeiro, 2025 -
Eni faz grande descoberta de gás na Indonésia
2 de Outubro, 2023 -
PRONAI não é uma realização
16 de Novembro, 2022
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Há Sinais de Nova Contração no Sector Privado: PMI Cai para 49,4
3 de Outubro, 2025 -
Petróleo Caminha Para a Maior Queda Semanal em Três Meses
3 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Há Sinais de Nova Contração no Sector Privado: PMI Cai para 49,4
3 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023