A Agência Angolana de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) facilitou mais de 11 mil milhões de dólares em financiamento do sector privado desde 2018, segundo a CEO Lello Francisco.
A AIPEX serve como porta de entrada para investidores que buscam oportunidades de investimento e comerciais no país. Segundo Francisco, o financiamento foi angariado através de 581 projectos, todos eles destinados a impulsionar o crescimento económico do país da África Austral.
Submetidos à AIPEX ao longo de cinco anos, dos 581 projectos, cerca de 169 já foram implementados, enquanto os restantes 400 projectos estão actualmente em fase de implementação.
Doze dos projectos concluídos foram implantados no sector da transformação alimentar, criando até 12.000 novos postos de trabalho para o povo angolano. No total, espera-se que os 581 projectos criem mais de 54 000 postos de trabalho, acelerando assim o crescimento económico graças ao investimento do sector privado.
Segundo Francisco, a AIPEX continua empenhada em liderar mais investimentos do sector privado no país, com a entidade a prestar “assistência às empresas, facto que reduz os riscos dos investidores no mercado”.