
BAD concede 33 milhões de dólares para melhorar a rede eléctrica das zonas próximas das fronteiras com o Malawi, a Zâmbia e o Zimbabwe
- O Banco Africano de Desenvolvimento contribuirá através da implementação do projecto para melhorar o acesso à electricidade para as pessoas no Centro e Norte de Moçambique.
Reunido em Abidjan, em 5 de Dezembro de 2023, o Conselho de Administração do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento aprovou uma subvenção de 33,25 milhões de dólares a Moçambique para implementar o projecto da linha de transporte eléctrico Songo-Matambo.
A subvenção provém do Mecanismo de Apoio à Transição, um instrumento financeiro do Banco especificamente para estados em transição. O objectivo do projecto é aumentar a fiabilidade e segurança do fornecimento eléctrico de Moçambique e promover a integração regional da rede eléctrica e do comércio de energia eléctrica.
“Este projecto insere-se num esforço mais amplo de modernização da rede para permitir a instalação e venda de capacidade de produção suplementar e, desta forma, contribuir para a afirmação de Moçambique como um pólo energético emergente na região. a qualidade do abastecimento nas regiões centro e norte que albergam a maior parte da população de Moçambique e, ao fazê-lo, contribuirá para o desenvolvimento do país. O projecto também facilitará a implementação de interligações regionais prioritárias, como Moçambique – Malawi e Moçambique – Zâmbia”, disse César Mba Abogo, Gestor do Escritório Nacional do Banco Africano de Desenvolvimento em Moçambique.
O projecto prevê a construção de uma linha de transmissão de circuito único de alta tensão e 118 quilómetros e 400 quilovolts (kV) de Songo a Matambo. A linha atravessará o local onde será construída a futura subestação de Cataxa para integrar a projectada central hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa. Serão utilizadas torres suspensas autoportantes em malha de aço com configuração de condutor horizontal e capacidade de transporte de energia de 2.300 megawatts (MW).
O projecto prevê expandir a subestação de Songo para estender o barramento de 220 kV, instalar um novo transformador de mudança de fase de 600 MVA 220/220 kV para regular os fluxos da rede e um transformador elevador de 3×200 MVA 220/400 (300) kV. O projeto também irá reformar o atual transformador 3×200 MVA 220/400 (300) kV.
Serão também realizadas extensas obras na subestação de Matambo, que será ampliada. Assim, será construída uma nova alimentação de 400 kV ao novo ramal de 400 kV de Matambo para integrar a linha de 400 kV do Songo.
A área beneficiária do projecto é a província de Tete, que está localizada no Corredor de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, na zona fronteiriça com o Malawi, Zâmbia e Zimbabwe. Esta província compreende 15 distritos: Angónia, Changara, Chiúta, Chifunde, Cahora Bassa, Dôa, Marara, Marávia, Macanga, Moatize, Mutarara, Mágoè, Tsangano, Zumbo e a cidade de Tete.
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














