
Banco Mundial anuncia novo programa que irá beneficiar 100 milhões de pessoas na África Oriental e Austral com energia sustentável e limpa até 2030
- Trata-se do Programa de Aceleração da Transformação do Acesso à Energia Sustentável e Limpa (ASCENT)
O novo programa deverá acelerar exponencialmente o acesso à energia sustentável e limpa e proporcionar oportunidades de transformação de vidas a 100 milhões de pessoas em até 20 países da África Oriental e Austral durante os próximos sete anos, diz o Banco Mundial em comunicado a que O.Económico teve acesso.
A instituição financeira multilateral considera que numa região onde apenas 48% da população total – e apenas 26% nas zonas rurais – tem acesso à electricidade, o Programa de Aceleração da Transformação do Acesso à Energia Sustentável e Limpa (ASCENT) será um factor de mudança. “A falta de acesso à energia prejudica a recuperação económica, a resiliência e o progresso mais rápido da região na redução da pobreza diz o Banco.
“A falta de acesso à energia é hoje o desafio mais significativo ao progresso do desenvolvimento na região. O programa ASCENT é um divisor de águas nos esforços para abordar o acesso universal à energia e a transição para energia limpa, reunindo o conhecimento global e local, com uma abordagem baseada em menus para capacitar os países a prosseguirem os seus objectivos nacionais de acesso à energia, ao mesmo tempo que aproveitam as oportunidades de integração regional. ”, afirmou Victoria Kwakwa, Vice-Presidente do Banco Mundial para a África Oriental e Austral .
 
											“Ao reunir os nossos conhecimentos e recursos de todo o Banco Mundial – (a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), a Corporação Financeira Internacional (IFC) e a Garantia Multilateral de Investimentos Agência (MIGA) — em colaboração com parceiros do sector público e privado, podemos aproveitar o envelope de financiamento da AID de 5 mil milhões de dólares para obter mais 10 mil milhões de dólares que irão desbloquear oportunidades e transformar milhões de vidas.” Acrescentou.
Os resultados do programa ASCENT incluirão aumento da produtividade, mais e melhores oportunidades de emprego, acesso à informação e tecnologias, melhoria da saúde, redução do tempo gasto em tarefas culinárias, maior resiliência e melhores serviços prestados por escolas e clínicas de saúde electrificadas. As mulheres, que muitas vezes são desproporcionalmente sobrecarregadas pela falta de acesso à energia, serão as mais beneficiadas. Serão também proporcionadas oportunidades adicionais de geração de rendimentos e de emprego para libertar o seu potencial económico, detalha o Banco Mundial sobre a iniciativa em alusão
Os componentes do ASCENT serão organizados em três pilares, o primeiro dos quais centra-se no desenvolvimento de plataformas regionais e nacionais para permitir economias de escala e estratégias de redução de custos. “Através das plataformas regionais, os países alinharão os processos de planeamento regionais e nacionais, mobilizarão financiamento à escala regional e agregarão benefícios climáticos a nível regional para mobilizar financiamento climático/de impacto. As plataformas regionais incluirão a Plataforma de Aceleração Regional ASCENT, um mecanismo abrangente de conhecimento e assistência técnica implementado pelo Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) e a Plataforma Regional de Financiamento de Acesso à Energia ASCENT, implementada pelo Banco de Comércio e Desenvolvimento, apoiando a região distribuiu energia renovável e empresas de cozinha limpa”, disse Boutheina Guermazi, Diretora de Integração Regional do Banco Mundial para África e Médio Oriente.
O segundo pilar contribuirá para a expansão da electrificação da rede através de investimento e assistência técnica na densificação e expansão da rede; ligações à rede, reforço e modernização; e investimentos em integração de energias renováveis variáveis (VRE). Também fortalecerá os serviços públicos de energia, incluindo o reforço da capacidade dos sistemas de gestão e monitorização, o aumento da digitalização, os programas de protecção de receitas e outras melhorias necessárias para proporcionar uma electrificação a um ritmo acelerado.
 
															O terceiro pilar financiará investimentos na expansão das energias renováveis distribuídas (DRE) e na cozinha limpa para expandir o acesso à energia para famílias, empresas, agricultores, escolas, clínicas de saúde e outras instituições, inclusive através de financiamento de intermediários financeiros.
O programa terá início em quatro países (Ruanda, São Tomé e Príncipe, Somália e Tanzânia) e expandir-se-á para até 20 países da região durante os próximos sete anos. Os quatro países foram seleccionados como campeões do ASCENT, representativos das fases e contextos de acesso à energia encontrados na região, proporcionando assim, tal como refere o Banco Mundial, inspiração e lições para países que enfrentam condições semelhantes.
- MIREME PROPÕE ISENÇÃO FISCAL PARA IMPULSIONAR USO DE GÁS NATURAL VEICULAR30 de Outubro, 2025
Mais notícias
- 
                                            
                        Comerciantes garantem estabilidade no abastecimento durante a quadra festiva10 de Outubro, 2022
Conecte-se a Nós
Economia Global
-                         
                        Produção Avícola Nacional Já Satisfaz 80% da Procura Interna31 de Outubro, 2025
-                         
                        Ouro Aproxima-se dos 4 000 USD/Oz: Correção Técnica Sob Vigilância31 de Outubro, 2025
Mais Vistos
-                         Ouro Aproxima-se dos 4 000 USD/Oz: Correção Técnica Sob Vigilância31 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-                         
                        Produção Avícola Nacional Já Satisfaz 80% da Procura Interna31 de Outubro, 2025
-                         
                        Ouro Aproxima-se dos 4 000 USD/Oz: Correção Técnica Sob Vigilância31 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-                         
                        Economia Informal: um problema ou uma solução?16 de Agosto, 2019
-                         
                        LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%25 de Maio, 2023
 
                			
                                        			















