Chineses ambicionam produzir soja e gergelim no RBL

0
960
  • Um grupo de empresários chineses da província de Hubei pretende fomentar a produção de soja e gergelim no Regadio do Baixo Limpopo – RBL, na província de Gaza, nos próximos tempos. Para o efeito, os chineses vão investir nos projectos entre US$ 8 e 10 milhões.

 A informação foi avançada, recentemente, durante a visita da missão empresarial de Hubei, chefiada pela vice-governadora daquela região, no âmbito do fortalecimento das relações com o governo provincial de Gaza nas áreas económica e social. 

Em Gaza, os chineses ficaram impressionados com o potencial do Vale do Limpopo e concluíram existir condições propícias para avançar com os projectos acima mencionados. 

Segundo o porta-voz da missão empresarial chinesa, Ma Zhang, a visita a Gaza serviu para finalizar os contactos visando a materialização dos acordos assinados pelos dois governos, mormente para o investimento nas áreas de produção agrícola, piscícola, mineração e do novo projecto de produção do gergelim, entre outros que vão garantir ganhos mútuos e melhoramento da vida da população local. 

“Além de novos investi- mentos e expansão dos campos, queremos garantir aos produtores disponibilidade de insumos e maquinaria agrícolas. Por isso, projectamos investir a partir de já, entre 8 e 10 milhões de dólares nesta província”, adiantou Ma Zhang. 

Acrescentou que a sua de- legação faz uma avaliação positiva da visita da missão empresarial chinesa a Gaza. 

“Estamos satisfeitos por- que depois de apresentarmos as nossas potencialidades e oportunidades de investimentos, aquando da nossa estadia lá, eles vieram com uma carteira daquilo que acham que é possível explorar. São parcerias que nos podem trazer muitos ganhos”, disse Margarida Mapanzene, governadora da província de Gaza. 

Mapanzene referiu que, no quadro destes memorandos, os chineses vão mandar brevemente uma equipa técnica para avaliar o potencial dos jazigos de calcário, que ocorre em 5 distritos da província, para aferir se se justifica ou não a instalação de uma fábrica de produção do cimento aqui em Gaza. 

Na área de aquacultura, a preocupação tem a ver com a disponibilidade de ração para acompanhar o avanço da província neste sector produtivo. 

Os empresários estão interessados ainda no processamento de peixe, peles, produção de lacticínios, sumos, geleia, compota, entre outros derivados de fruta, cuja produção pretendem promover na província. 

Referir que os chineses já estão a explorar o RBL na produção de arroz, através da em- presa Lian Feng, que já investiu pouco mais de US$ 5 milhões.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.