
Dia Mundial do Ambiente marcado com inauguração de central fotovoltaica em Maputo
A Ministra da Terra e Ambiente (MTA), Ivete Maibaze, inaugurou, ontem, em Maputo, uma fonte fotovoltaica, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Ambiente.
No encontro, a governante falou dos desafios que as mudanças climáticas têm trazido e principalmente o impacto ao meio ambiente.
“Podemos olhar um pouco pelos impactos das mudanças climáticas e concordar que o saneamento do meio é um dos principais problemas”, disse Maibaze
A Ministra apontou ainda como problemas ambientais a erosão, principalmente a costeira e o desmatamento.
“Temos também o problema da erosão, que é uma realidade no nosso país, particularmente a erosão costeira. Podemos também, neste caso, olhar para o desmatamento, que é resultante não só da prática da agricultura, mas também da exploração de recurso florestal para a obtenção do combustível lenhoso”, reiterou.
Moçambique é especialmente vulnerável aos efeitos das Mudanças Climáticas devido à sua localização geográfica na zona de convergência inter-tropical e a jusante de bacias hidrográficas partilhadas, à sua longa costa e à existência de extensas áreas com altitude abaixo do actual nível das águas do mar.
Contribuem para a sua vulnerabilidade e baixa capacidade adaptativa, entre outros factores, a pobreza, os limitados investimentos em tecnologia avançada e a fragilidade das infra-estruturas e serviços sociais, com destaque para a saúde e o saneamento.
No País, as Mudanças Climáticas manifestam-se através de alterações nos padrões de temperatura e precipitação, do aumento do nível das águas do mar e do tanto em termos de frequência como de intensidade, de eventos climáticos extremos tais como secas, cheias e ciclones tropicais que afectam diferentes regiões do país todos os anos.
As consequências incluem a perda de vidas humanas, de culturas agrícolas, de animais domésticos e fauna bravia, a destruição de infra-estruturas sociais e económicas, o aumento da dependência da ajuda internacional, o aumento dos preços dos produtos agrícolas, a deterioração da saúde humana, a degradação ambiental e perda de ecossistemas.
As Mudanças Climáticas representam, assim, um retrocesso aos esforços do Governo e seus parceiros no combate à pobreza e persecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Maibaze disse que para fazer face a este mal, o governo tem desenvolvido várias actividades visando a reestruturação e reflorestamento com destaque para plantação de 10 mil hectares desde Junho de 2023, particularmente nas províncias da Zambézia, Tete e Nampula.
A Inauguração da micro central fotovoltaica insere-se nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que se assinalaram ontem (05) sob o lema “Restauração de terras, resilientes à seca e desertificação”
Segundo a governante a inauguração daquela infra-estrutura irá contribuir para a sustentabilidade dos investimentos realizados no quadro da governação electrónica da terra e de outros recursos naturais existentes no país.
A Central fotovoltaica, constituída por 325 painéis solares ocupando uma área de 1.288 metros quadrados, com uma potência de 200 quilowatts, já está a permitir a produção e uso de energia renovável, que menos impacta sobre o ambiente, em todo o edifício da Direcção Nacional de Terras e Desenvolvimento Territorial e do CENACARTA, reduzindo os custos associados ao consumo da energia eléctrica da rede nacional.
Energia solar é a electricidade obtida através da conversão directa de luz solar em electricidade através do efeito fotovoltaico.
Energia fotovoltaica é a energia eléctrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de electricidade produzida.
Parceria Entre BIOFUND e IUCN Reforça Uso Sustentável dos Recursos Naturais
20 de Janeiro, 2026Tzu Chi Investe 3 Milhões De Dólares Na Construção De Clínica Na Cidade Da Beira
15 de Dezembro, 2025
Mais notícias
-
País vai reconquistando credibilidade no mercado financeiro internacional
23 de Agosto, 2022 -
CTA enaltece criação do Fundo de Recuperação Económica
16 de Abril, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















