Dólar recupera, euro forte devido à divergência entre as perspectivas de crescimento dos EUA e da Zona Euro

0
745

O dólar esteve na vanguarda na quarta-feira, 25 de Outubro, apoiado por mais uma leitura resiliente dos dados económicos dos EUA, enquanto o euro se esforçou por progredir, devido à deterioração das perspectivas de crescimento no bloco.

O dólar australiano subiu mais de 0,5%, numa primeira reacção automática, na sequência de uma inflação superior à prevista na Austrália, na quarta-feira, 24 de Outubro.

A produção empresarial dos EUA subiu em Outubro, com o sector da indústria transformadora a sair de uma contracção de cinco meses, revelaram os dados de terça-feira, 24 de Outubro, enquanto dados separados divulgados no mesmo dia mostraram que a actividade empresarial da zona euro, pelo contrário, sofreu uma viragem surpreendente para pior este mês.

Em relação ao dólar, o euro estava 0,05% mais alto, a $1,0595, depois de ter caído 0,75% na terça-feira, 24 de Outubro.

A queda da moeda única elevou o índice do dólar e manteve-se estável em 106,23, longe de um mínimo de um mês de 105,35 atingido na sessão anterior.

O euro é a moeda mais ponderada no índice do dólar, que mede o dólar contra um cabaz de seis pares.

“A economia da zona euro está a entrar numa espécie de recessão, pelo que este jogo económico reforça as expectativas de que o Banco Central Europeu possa ter (atingido um) pico nas taxas de juro”, disse Tina Teng, analista de mercado da CMC Markets.

“Em contrapartida, o Federal Reserve poderá continuar a aumentar as taxas de juro só porque os dados económicos parecem fortes.”

Tina Teng, analista de mercado da CMC Markets

O dólar flutuante manteve o yen preso perto do limiar de 150, com a moeda japonesa A moeda japonesa foi negociada pela última vez a 149,86 por dólar, tendo sido maioritariamente negociada lateralmente ao longo do último mês e mantendo os investidores atentos a quaisquer sinais de intervenção das autoridades japonesas.

A pressão está a aumentar sobre o Banco do Japão para alterar o seu controlo do rendimento das obrigações, à medida que as taxas de juro globais sobem. Fontes disseram no início desta semana que está a ser discutida a possibilidade de um aumento do limite de rendimento existente, estabelecido há apenas três meses, no período que antecede a reunião de política da próxima semana.

No resto do mundo, a libra esterlina subiu 0,04% para $1,2165, enquanto o dólar da Nova Zelândia ganhou 0.08% para $ 0.5849.

O dólar australiano estava 0.35% mais alto em $ 0.6378.

“A reunião de Novembro (do Banco da Reserva da Austrália) deverá ser em directo, e a taxa de juro à vista deverá ser aumentada para 4,35%. E eu suspeito que será um aumento hawkish “, disse Matt Simpson, analista de mercado sênior do City Index.

Nas criptomoedas, o Bitcoin foi o último 0.28% menor em $ 33,822, mantendo-se perto de uma alta de cerca de 18 meses atingida na terça-feira, 24 de Outubro.

A maior criptomoeda do mundo está em alta esta semana, tendo subido 10% na segunda-feira, 23 de Outubro, alimentada por especulações crescentes de que um fundo de bitcoin negociado em bolsa é iminente.

“Um mercado de ETF à vista em crescimento significaria invariavelmente um mercado em crescimento na maior parte do cenário de criptomoedas”, disse John Glover, director de investimentos do credor de criptografia Ledn.

“Se o Bitcoin está sendo comprado para ETFs, o preço vai subir … há uma possibilidade muito real de que o lançamento de um ou mais ETFs spot possa levar à próxima grande corrida de alta em todo o ecossistema de criptomoedas.”

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.