
Economia moçambicana estável no primeiro trimestre deste ano
Moçambique registou uma estabilidade macroeconómica no primeiro trimestre deste ano, apesar da ocorrência de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e ciclones, por um lado, e seca severa, por outro.
Esta tendência traduz-se na desaceleração da inflação média para 5,48 por cento, contra uma projecção do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) de 2024, de sete por cento.
A informação foi partilhada pelo porta-voz do governo, Inocêncio Impissa, no fim da 12° Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, realizada ontem em Maputo.
Indicou que no mesmo período registou-se também, um aumento das Reservas Internacionais Líquidas para um nível de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais de 4,8 meses e uma estabilidade cambial do metical face às principais moedas de transacção.
O Porta-Voz referiu que a colecta de receitas do Estado no primeiro trimestre situou-se, em 73,3 mil milhões de meticais, mais de oito mil milhões em relação ao período homólogo de 2023.
Enquanto isso, a despesa do Estado fixou-se em 97.897,8 milhões de meticais, o correspondente a uma realização de 17,2 por cento. Entretanto, a Conta Geral do Estado de 2023, a enviar ao Tribunal Administrativo e à Assembleia da República, demonstra que a economia registou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de cinco por cento o ano passado, tendo contribuído para tal o desempenho positivo dos sectores da agricultura, indústria extractiva e serviços.
As Reservas Internacionais Líquidas, por seu turno, aumentaram dos três meses programadas no PESOE-2023 para 4,3 de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais.
A arrecadação de receitas em 2023 situou-se em 326,0 mil milhões de meticais, o correspondente a 30 por cento do PIB, contra 28 por cento registados em 2022. Este desempenho reflecte o impacto das reformas fiscais, que visam alargar a base tributária, diversificação das fontes de receitas e a melhoria da eficiência da Administração Tributária.
Oxford Economics Revê Crescimento De Moçambique Em Baixa Para 1,8%
9 de Outubro, 2025Há Sinais de Nova Contração no Sector Privado: PMI Cai para 49,4
3 de Outubro, 2025PRECE: Riscos e Vulnerabilidades de um Plano Ambicioso
29 de Setembro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023