Fabrico local de baterias é alternativa à limitação do mercado de grafite – MIREME

0
494
  • O Ministro dos Recursos Minerais e Energia – MIREME, Carlos Zacarias visitou recentemente a mina de grafite de Balama operada pela Twigg Exploration & Mining.

No local, Zacarias recebeu informações sobre o funcionamento da produção, entre as quais a fraca procura do minério no mercado global é um dos estorvos à produção.

Mesmo tendo ficado satisfeito com o nível de organização da mina que, segundo o governante, corresponde aos padrões exigidos a empresas daquela envergadura, Carlos Zacarias não “engoliu” a mensagem de se comprometer a produção por falta de mercado.

Por conseguinte, o Ministro defendeu que o país deve aproveitar a grafite para a produção local de baterias, que são cada vez mais procuradas no mercado internacional de veículos eléctricos.

“Que o processamento de grafite vá até à fase final” com o objectivo de “produzir baterias, criar mais empregos para os moçambicanos e captação de divisas”, afirmou Zacarias.

A Twigg Exploration & Mining é subsidiária do grupo australiano Syrah Resources, que explora grafites na mina de Balama, na província de Cabo Delgado.

Dados divulgados pelos responsáveis da companhia referem que a firma investiu até ao momento US$ 494 milhões, incluindo quatro milhões de dólares em projectos sociais em benefício das comunidades.

A grafite produzida na referida fábrica é exportada para a China, havendo já um plano de colocação da produção também nos Estados Unidos da América.

A mina de Balama iniciou a produção comercial há mais de cinco anos e foi destaque em Dezembro de 2021, quando a Syrah anunciou um acordo com a multinacional de veículos eléctricos Tesla, que pretende usar o grafite da mina considerada um dos maiores depósitos deste tipo de minério “de qualidade” no mundo.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.