
Fundo de Garantia Mutuária: Ministério da Economia e Finanças e o seu Consórcio elaboram uma linha de Crédito
O Ministério da Economia e Finanças em cooperação com o Banco Mundial está a elaborar uma linha de crédito com para ampliar o acesso ao financiamento das Micro, Pequenas e Medias Empresas (MPME) no mercado nacional.
A iniciativa está ligada a criação do Fundo de Garantia Mutuária, no contexto da implementação do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE), para fortalecer o ambiente financeiro das empresas.
Depois da aprovação pelo Conselho de Ministros dos decretos que estabelecem o quadro jurídico necessário para a criação e gestão do fundo, o Governo e seu consórcio alinharam detalhes para viabilizar a linha de crédito.
De acordo com o Coordenador adjunto do Gabinete de Reformas Económicas do Ministério da Economia e Finanças, João Macaringue, a equipa do PAE está focada no desenvolvimento e aprimoramento dos outros componentes desta medida.
João Macaringue, acrescentou ainda que além de facilitar o acesso ao crédito, o fundo também promoverá maior estabilidade e crescimento económico, apoiando assim o desenvolvimento sustentável de MPME’s fundamentais para a economia local.
Reunido na 13ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, o Governo aprovou instrumentos legais que levam a viabilização do Fundo de Garantia Mutuária de 300 milhões de dólares, anunciados em 2022 no âmbito do Pacote de 20 Medidas de Aceleração Económica.
Trata-se do decreto que cria o Fundo de Garantia Mutuária, Fundo Publico (FGM, RP) e aprova o respectivo regulamento.
O FGM é um conjunto de património autónomo, constituído por recursos financeiros públicos, integrados no Tesouro Publico, dotado de autonomia financeira e patrimonial, que visa permitir à banca nacional a disponibilização de recursos financeiros para fortalecer a capacidade de investimento com taxas de juros mais acessíveis para as Micro, Pequenas e Médias Empresas que actuam nos sectores da Agricultura, Piscicultura, Comércio e Processamento Agrícola, Turismo e Habitação.
Há Sinais de Nova Contração no Sector Privado: PMI Cai para 49,4
3 de Outubro, 2025PRECE: Riscos e Vulnerabilidades de um Plano Ambicioso
29 de Setembro, 2025PESOE 2026: Governo Aposta na Consolidação Fiscal e na Estabilidade da Dívida
29 de Setembro, 2025Salim Valá: PESOE 2026 É Âncora da Recuperação Económica e da Inclusão Social
26 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Governo sobe pensão mínima de reforma para 2.920 meticais no Estado
25 de Janeiro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Eduardo Sengo: “A Banca Precisa Menos Margens e Mais Coragem”
7 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Eduardo Sengo: “A Banca Precisa Menos Margens e Mais Coragem”
7 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023