_ O marco foi alcançado num leilão realizado pela mineradora britânica na Tailândia, em Bangkok, entre 30 de Maio e 17 de Junho do ano em curso, informou comunicado.

Dos 119 lotes ofertados, foram vendidos 112, cerca de 94,1%. As pedras foram vendidas ao preço médio de 246,69 dólares por quilate em sete mini-leilões sequenciais através de uma plataforma online, com a participação de 49 empresas, gerando receitas na ordem de 95,6 milhões de dólares, um recorde histórico para qualquer leilão da Gemfields.

“Embora alertamos que as receitas do segundo semestre são improváveis de igualar o notável primeiro semestre, os resultados do leilão de hoje ressaltam novamente a extensão da mudança radical que está sendo experimentada no mercado”, referiu Adrian Banks, Director Administrativo de produtos e vendas da Gemfields.

Os resultados “verdadeiramente brilhantes” impactaram significativamente o desempenho da mineradora no referido período: “Quando combinados com os dois leilões de esmeraldas da Kagem [depósito da Zâmbia], até agora, a receita do leilão da Gemfields no primeiro semestre de 2022 é de US$ 181 milhões contra nosso recorde anterior de US$ 93 milhões, estabelecido em 2018”, revelou.  

As pedras leiloadas foram extraídas através da licença de mineração detida e operada pela Montepuez Ruby Mining Limitada – MRM, que é detida em 75% pela Gemfields e 25% pelo parceiro moçambicano Mwiriti, pelo que as receitas serão integralmente repatriadas, sendo todos os royalties devidos ao Governo da República de Moçambique pagos sobre os preços totais de venda alcançados no leilão.

Montepuez Ruby Mining (MRM) é uma empresa Moçambicana que explora o depósito de rubis de Montepuez, um dos mais significativos recentemente descobertos no mundo, na província de Cabo Delgado. Até ao momento, foram realizados 16 leilões de rubis da MRM, tendo gerado 827,1 milhões de dólares em receita total. (OE)

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.