fbpx

Heineken investe US$ 457 milhões em mais uma fábrica no México

0
267
  • A nova fábrica de cerveja em Kanasin, Yucatan, será a oitava da Heineken no México e criará 2 000 postos de trabalho directos e indirectos.

A Heineken NV, o segundo maior produtor de cerveja do mundo, vai construir uma fábrica de cerveja no valor de 457 milhões de dólares no estado mexicano de Yucatan, numa altura em que o governo intensifica os esforços para atrair investimentos para o sul do país.

A cervejaria – que deverá ser inaugurada em 2026 e fabricará as marcas Tecate, Dos Equis, Indio, Bohemia, Amstel Ultra e Sol – reutilizará a água através de sistemas de tratamento “de ponta” e aproveitará a conectividade de transporte da região, disse a Heineken em um comunicado na quinta-feira, 14 de Setembro. A nova cervejaria também “operará com o mínimo de resíduos e utilizará fontes de energia renovável por meio de processos, equipamentos e tecnologia avançados”, disse o comunicado.

O Presidente Andrés Manuel López Obrador, que está a chegar ao fim do seu mandato de seis anos, tem procurado atrair empresas para os estados menos desenvolvidos do sul do México, para evitar uma concentração nas partes central e norte do país. A Ministra da Economia, Raquel Buenrostro, liderou a iniciativa, sublinhando que, ao contrário do norte, a região sul tem um bom abastecimento de água e uma ampla disponibilidade de energia limpa. Mas a ideia é difícil de vender para algumas empresas que preferem construir no norte para ter acesso fácil ao mercado dos EUA.

No ano passado, AMLO, como é conhecido o Presidente, apelou aos produtores para que deixassem de fabricar cerveja no norte do país, no contexto de uma grave seca que afectou Monterrey, o coração industrial do país. Em 2020, AMLO realizou um referendo público sobre o projecto de construção de uma fábrica de cerveja da Constellation Brands em Mexicali, no valor de 1,5 mil milhões de dólares, que já estava a meio caminho. Cerca de 76% dos participantes rejeitaram a nova fábrica.

O anúncio da Heineken foi feito em conjunto com Buenrostro e o Governador de Yucatán, Mauricio Vila Dosal. A nova fábrica de cerveja em Kanasin, Yucatan, será a oitava da Heineken no México e criará 2 000 postos de trabalho directos e indirectos. A empresa tem também uma fábrica de malte no País.

O anúncio surge também depois de o accionista minoritário da Heineken, Fomento Económico Mexicano SA de CV, ou Femsa, ter decidido alienar a sua participação na cervejeira mundial.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários