Inflação da zona euro cai pelo terceiro mês consecutivo à medida que os preços da energia baixam

0
452
  • A inflação na zona euro chegou a 8,5% em Janeiro, de acordo com os dados preliminares divulgados na quarta-feira.

A região de 20 membros passou por aumentos de preços substanciais em 2022, após a invasão russa à Ucrânia ter feito subir os custos energéticos e alimentares em todo o bloco. No entanto, a inflação começou a diminuir no final de 2022, mostrando dois meses consecutivos de uma redução nos níveis das manchetes. Em Dezembro, a taxa foi registada em 9,2%.

O indicador económico está a ser acompanhado de perto antes de uma nova decisão de taxa a ser tomada na quinta-feira pelo Banco Central Europeu. A inflação mais elevada levou o BCE a aumentar as taxas quatro vezes em 2022, e as expectativas do mercado apontam para pelo menos dois outros aumentos nas próximas reuniões.

“Uma subida de 50 pontos base em Fevereiro parece um acordo feito, com a discussão do Conselho a centrar-se na dimensão das subidas de taxas em Março e mais além”, disseram analistas da Morgan Stanley numa nota na semana passada.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.