Max Tonela reúne com Presidente do Banco  Japonês para Cooperação Internacional

0
1129

 – O Ministro da Economia e Finanças reuniu-se também com Atsuo Kuroda, Chairman & CEO da Nippon Export and Investment Insurance (NEXI)

  • Governo está a proceder ajustes para melhor a performance macroeconómica do País
  • O pacote de reformas em curso, introduzidas há três meses, visam mudar a sustentabilidade económica de Moçambique, colocando o sector privado no centro da transformação económica e desenvolvimento sustentável e parte do reinício do crescimento económico
  • Mocambique quer ter papel relevante na segurança energética do Japão

O Ministro da Economia e Finanças Max Tonela, reuniu-se ontem, 22/11, em Tokyo, Japão, onde está a realizar uma visita de trabalho, com o Presidente do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC), a quem, para além de agradecer pelo contínuo apoio do Japão, com destaque ao  concerne ao fecho financeiro do Projecto de Gás Natural da Área 1, durante o período de “forca maior” em que se encontra o projecto.

No encontro, Max Tonela partilhou os desenvolvimentos mais recentes na Província de Cabo Delgado e manifestou a expectativa de ver a retoma do projecto em 2023.

Disse Max Tonela a HAYASHI Nobumitsu, Governador do JBIC, sobre a situação em Cabo Delgado que, com o grande apoio dos parceiros a situação de segurança conheceu uma melhora significativa durante o ano passado.

“Nas zonas afectadas, os serviços públicos a nível local têm sido gradualmente restabelecidos e embora o terrorismo continue um desafio, os recentes desenvolvimentos têm mostrado melhorias significativas com vista à estabilidade”. Disse Max Tonela, tendo acrescentado que o Governo está a trabalhar com os seus parceiros internacionais para capacitar as forças de defesa com treinamento e equipamento para garantir estabilidade após a retoma do projecto.

O Ministro referiu-se ao regresso massivo da população às zonas de origem, situação que impõe desafios na garantia de provisão de serviços públicos básicos tais como o abastecimento de água, serviços de saúde, educação, segurança alimentar e infraestruturas gerais.

Disse ainda Max Tonela que, para responder a esses desafios, o Governo está a implementar um programa de reconstrução de curto e longo prazos, visando garantir condições de vida básicas para a população e um Programa de Desenvolvimento e Resiliência Integrados para acelerar o desenvolvimento social e económico.

Outro tema que mereceu referência por parte do governante moçambicano foi o domínio macroeconómico, sobre o qual disse que o Governo está a proceder ajustes para melhorar a performance do País nesse aspecto, com a implementação de medidas fiscais, monetárias, de governação e  ambiente de negócios com vista impulsionar o crescimento económico e reduzir a inflação, o défice fiscal e a dívida pública.

Citou o pacote de reformas em curso, introduzidas há três meses, sobre o qual disse visar mudar a sustentabilidade económica de Moçambique, colocando o sector privado  no centro da transformação económica e desenvolvimento sustentável.

“O pacote é parte do reinício do nosso crescimento económico e visa melhorar o ambiente de negócios, transparência, governação, acelerar infraestruturas estratégicas e atrair investimento estrangeiro”. Frisou Max Tonela

Nas conversações que manteve com HAYASHI Nobumitsu, Governador do JBIC, o Ministro da Economia e Finanças, assegurou que Moçambique está pronto para desempenhar um papel relevante no futuro da segurança energética do Japão.

NEXI concordou com a prorrogação do pagamento de prémio

Já no ncontro que manteve com Atsuo Kuroda, Presidente Executivo daNippon Export and Investment Insurance (NEXI), o Ministro da economia e Finanças ficou a saber que os pedidos feitos para a extensão de prazos principais estabelecidos nos documentos das finanças foram aceites pela NEXI. O NEXI também concordou com a prorrogação do pagamento do prémio (277 milhões de dólares), com vencimento em Agosto de 2021.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.