
MERCADO BOLSISTA
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), criada através do Decreto nº 49/98, de 22 de Setembro, com papel de organizar e manter o mercado secundário centralizado de valores mobiliários, tem como objectivos: (i) diversificar as fontes de financiamento à economia (as Empresas e Estado); (ii) Promover uma cultura de poupança e a sua direcção para maximizar o volume e a rentabilidade da poupança, e (iii) Direccionar a poupança para o investimento produtivo.
Os principais indicadores do mercado bolsista, são:
- Índice de Bolsa (IBVMGlobal) – indicador que mede a tendência de mercado, e permite fazer uma análise do comportamento de preços de uma carteira de títulos (acções e obrigações), e;
- Cotação média – preço que fixa as negociações diárias no mercado, determinante na procura e oferta.
- CAPITALIZAÇÃO BOLSISTA
CAPITALIZAÇÃO BOLSISTA, é um dos indicadores do desenvolvimento da actividade da Bolsa de Valores.
Este indicador traduz o valor de um título ou conjunto de títulos que resulta das cotações correspondentes em Bolsa num determinado momento (dia, mês ou ano), isto é, indica o potencial do mercado. Essas cotações resultam por sua vez da relação que se estabelece entre a procura e a oferta dos títulos do lado dos investidores.
As principais determinantes da variação da Capitalização Bolsista são as seguintes: (i) Admissão à cotação de títulos; (ii) Valorização da cotação dos títulos, e; (iii) Amortização dos títulos.
O Índice é um instrumento que mede o desempenho do mercado bolsista, tomando em conta os títulos cotados na BVM. A variação do índice espelha a tendência da bolsa, alta ou baixa em um determinado momento.
O Comportamento dos investidores influencia nos preços das acções, que é o título com maior negociação no mercado bolsista.
Este título (acções) é volátil pela sua natureza especulativa, reflecte a dinâmica do mercado accionista, que foi influenciado positivamente com a revisão dos limites de variação de negociação, que passaram dos anteriores 20% máximo e mínimos para os actuais 25% máximo e mínimo para as acções e outros valores mobiliários representativos de participação social e, dos anteriores 15% máximos e mínimos para os actuais 20% máximo e mínimos para valores mobiliários representativos a títulos de divida.
A variação deste título depende do comportamento do mercado, procura e oferta, mas sempre respeitando os intervalos máximo e mínimos de variação nos preços de negociação.
Principais indicadores semanais
Semana de 13 à 16 de Abril de 2020
TÍTULOS COTADOS
Estão actualmente cotados 60 títulos, distribuídos em:
Títulos Cotados Diária

Fonte: Boletim de Cotações (17/04/2020)
COTAÇÃO MÉDIA POR TÍTULO
Cotação Diária de Títulos

Fonte: Boletim de Cotações (17/04/2020)
TÍTULOS MAIS NEGOCIADOS
Entre 13 a 17 do mês corrente, foram negociados quatro (4) títulos, nomeadamente: três de empresas (acções); a Cervejas de Moçambique (CDM), S.A, Hidroeléctrica da Cahora Bassa (HC), S.A, e a Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos CMH, S.A e, uma dívida pública (Obrigações de Tesouro 3º Série).
Durante este período os títulos que mais negociaram foram as acções da CDM, tendo tido a cotação média semanal de 65,10 MT/acção.
Cotação Média Semanal

Fonte: Boletim de Cotações (17/04/2020)
A Capitalização Bolsista do dia 17 de Abril foi de 95.507,70 Milhões de Meticais, que representa 9.37% em percentagem do PIB.
Tabela 4: Capitalização Bolsista Diária

Fonte: Boletim de Cotações (17/04/2020)
EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DE BOLSA (IBVM)
O gráfico abaixo reflecte o comportamento da carteira de acções durante o período de 13 à 17 de Abril.
Gráfico: Variação Diária (%)

Fonte: Boletim de Cotações (17/04/2020)