Mercado de títulos nos EUA teve colapso significativo em 2022 e foi o pior de todos os tempos

0
639
  • 2022 foi o pior ano registado para títulos, de acordo com Edward McQuarrie, historiador de investimentos e professor emérito da Universidade de Santa Clara.
  • Isso se deve em grande parte ao fato de o Federal Reserve ter aumentado agressivamente as taxas de juros, o que derrubou os preços dos títulos, especialmente os de longo prazo.

Os títulos geralmente são considerados a parte chata e relativamente segura de uma carteira de investimentos. Eles têm sido historicamente um absorvedor de choque, ajudando a impulsionar as carteiras quando as acções despencam. Mas esse relacionamento acabou no ano passado, e os laços eram tudo menos chatos.    Na verdade, foi o pior ano já registado para os investidores em títulos dos EUA, de acordo com uma análise de Edward McQuarrie, professor emérito da Universidade de Santa Clara que estuda retornos históricos de investimentos.

A implosão se deve em grande parte ao facto de o Federal Reserve dos EUA (banco central) ter aumentado agressivamente as taxas de juros para combater a inflação, que atingiu o pico em Junho, naquilo que foi a sua taxa mais alta desde o início dos anos 1980 e surgiu de uma amálgama de choques da era pandémica.

A inflação é, em suma, “criptonita” para títulos, disse McQuarrie.

“Mesmo se você voltar 250 anos, não encontrará um ano pior do que 2022”, disse ele sobre o mercado de títulos dos EUA.

Essa análise se concentra em títulos “seguros”, como títulos do Tesouro dos EUA e títulos corporativos com grau de investimento, disse ele, e vale tanto para retornos “nominais” quanto “reais”, ou seja, retornos antes e depois da contabilização da inflação.

Quando se observa o Índice Total Bond, por exemplo, índice acompanha os títulos de grau de investimento dos EUA, que se referem a dívidas corporativas e governamentais que as agências de classificação de crédito consideram ter um baixo risco de inadimplência, verifica-se que este perdeu mais de 13% em 2022. “Antes disso, o índice havia sofrido seu pior retorno em 12 meses em Março de 1980, quando perdeu 9,2% em termos nominais”, disse McQuarrie.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.