Moçambique e EUA assinam em Washington acordo de Compacto II orçado em US$ 537.5 milhões

0
817

A província da Zambézia é tida como prioritária para o segundo Compacto, avaliado em USD 537.5 milhões, cujo acordo de financiamento é assinado hoje pelo Ministro de Economia e Finanças de Moçambique, Max Tonela e pela Presidente Executiva da Millenium Challenge Corporation (MCC) Alice Albright,

O segundo compacto, avança está concebido em torno de três áreas principais: promoção de investimentos na agricultura comercial, conectividade e transporte rural e mudanças climáticas e desenvolvimento costeiro, tendo a Província da Zambézia como prioridade.

De acordo com a página da Embaixada dos Estados Unidos em Moçambique, “Os investimentos da MCC são concebidos para reduzir a pobreza através do crescimento económico. Este processo apresenta uma oportunidade inestimável para construir confiança em torno do investimento público e da eficácia do governo”.  Consequentemente, o segundo Compacto da MCC para Moçambique tem o potencial de catalisar o desenvolvimento transformacional em Moçambique”.

A MCC é apenas uma das ferramentas de desenvolvimento do Governo dos E.U.A…  Para além de outras agências como a U.S. Development Finance Corporation, a Agência dos E.U.A. para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é uma das principais fontes de investimento dos E.U.A. em Moçambique.   A nova estratégia quinquenal da USAID dá prioridade à Província da Zambézia, uma das quatro províncias que beneficiam de todos os investimentos dos E.U.A…  De 2022 a 2027, os E.U.A., através da USAID, irão investir USD 80 milhões em novos projectos agrícolas a nível nacional.

A MCC foi criada em 2004 e, é uma agência inovadora de assistência externa do Governo dos E.U.A., concebida para executar programas que reduzam a pobreza nos países em desenvolvimento através do crescimento económico.  A MCC e o Governo de Moçambique desenvolveram um compacto de cinco anos, no montante de USD 506,9 milhões em 2008 para investir em água e saneamento, estradas, posse de terra, e agricultura.  Através de investimentos como a construção de 614 pontos de água rurais nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, o número de pessoas com acesso à água potável mais do que duplicou.

Recorde que O Conselho de Administração da Millennium Challenge Corporation (MCC) aprovou em Junho o programa de 500 milhões de dólares para o Compacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.