Moçambique melhora saldo comercial com crescimento de exportações

1
264

Os dados da balança comercial de Moçambique referentes ao III Trimestre de 2024 revelam um desempenho positivo das exportações, que cresceram 3,7%, alcançando 6,178,6 milhões de dólares. Paralelamente, as importações registaram uma queda de 1,7%, fixando-se em 6,455,2 milhões de dólares, contribuindo para uma redução do défice da conta de bens em 55%.

Exportações impulsionadas pelo sector extractivo e energia eléctrica

O sector extractivo manteve-se como principal motor das exportações moçambicanas, com um volume de 3,386,7 milhões de dólares, representando 2,6% de crescimento face ao mesmo período de 2023. Destacam-se ainda as exportações de energia eléctrica, que cresceram 7,2%, alcançando 535,3 milhões de dólares.

Entre os produtos que tiveram maior aumento de exportação incluem-se:

  • Gás natural (+24,6%)
  • Tabaco (+95 milhões de dólares)
  • Legumes e hortícolas (+44%)
  • Açúcar (+40%)

Por outro lado, registaram-se quedas nas exportações de carvão mineral (-4,8%), alumínio (-7,2%) e areias pesadas (-12,5%), reflexo da redução da produção e da variação dos preços internacionais.

Importações em queda

A redução das importações foi influenciada, principalmente, pela menor procura por bens intermédios, que caiu 15%, situando-se em 1,918,0 milhões de dólares. A diminuição deve-se à redução na compra de combustíveis, fertilizantes e alumínio bruto.

Os principais parceiros comerciais de Moçambique continuam a ser Índia, África do Sul, China e Singapura, enquanto os principais fornecedores de bens são África do Sul, China, Índia, Singapura e Omã.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.