
Moçambique vai beneficiar de conhecimento técnico em desenvolvimento de projectos com adesão ao Africa50.
- Moçambique tornou-se 35.º accionista do Africa50, uma plataforma de investimento em infra-estrutura pan-africana. O acto de assinatura do Acordo de adesão teve lugar na última sexta-feira (09/02), pelo Ministro da Economia e Finanças – MEF, Ernesto Max Tonela.
O país comprometeu-se a ratificar o acordo nos termos dos estatutos da plataforma.
Com a adesão à Africa50, Moçambique terá acesso ao conhecimento técnico em desenvolvimento de projectos e financiamento de nível mundial, acelerando a implementação do programa de infra-estruturas e estimulando a participação do sector privado para impulsionar o crescimento económico.
Esta parceria fortalece a presença da Africa50, agora composta por 35 accionistas, incluindo 32 países africanos e instituições financeiras, explica o comunicado do Ministério da Economia e Finanças – MEF, citado pelo Diário Económico.
Segundo o documento, o acordo segue-se a um Memorando de Entendimento assinado durante a COP28, visando desenvolver quatro projectos em Moçambique, incluindo três centrais solares fotovoltaicas e 400 quilómetros de linhas de transmissão.
Na cerimónia, Max Tonela frisou que o Governo pretende estimular significativamente o crescimento económico e o desenvolvimento, catalisando a participação do sector privado, como tem feito com iniciativas como o PAE – Pacote de Aceleração Económica.
Na mesma ocasião, o CEO do Africa50, Alain Ebobissé, mencionou um dos principais projectos que a organização pretende financiar, destacando o de “Fronteira Única” que faz parte da 11.ª medida do PAE.
“Estamos também a trabalhar num projecto muito importante para o Governo, que é o de Fronteira Única (One Stop Border), cuja implementação estamos a acelerar para fluidificar o quadro do tráfego.
Esperamos continuar a trabalhar com o Governo moçambicano, sob a liderança do Presidente Filipe Nyusi, para apoiá-lo neste quesito”, explicou.
E acrescentou: “o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, espera trabalhar em estreita colaboração com o Executivo moçambicano e, mais importante ainda, financiar este projecto [Fronteira Única]”.
A iniciativa Africa50 reúne numa única plataforma o desenvolvimento e o financiamento de projectos, procurando apoiá-los em todas as fases do seu ciclo, através de três veículos de investimento: Africa50 – Desenvolvimento de Projectos; Africa50 – Financiamento de Projectos; e Fundo de Aceleração de Infra-estruturas Africa50 (IAF).
Daniel Chapo Convida Empresários Argelinos a Apostar em Moçambique
8 de Setembro, 2025Sector Privado Pressiona por Alívio da Carga Tributária em Moçambique
5 de Setembro, 2025Chapo Leva Estratégias de Cooperação Económica e Comercial à Argélia
4 de Setembro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025 -
Stablecoins E Tokens Colocam Em Causa A Dominância Monetária Global
9 de Setembro, 2025
Mais Vistos
-
Stablecoins E Tokens Colocam Em Causa A Dominância Monetária Global
9 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023