Modernização e Investimentos Impulsionam Resultados do INSS, Fundo de Reservas, ultrapassa um bilhão de dólares
Durante a Reunião Nacional do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), o Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social, Rolinho Manuel Farnela destacou os marcos significativos na modernização, estratégia de investimentos e resultados financeiros alcançados pela instituição. Em seu discurso de abertura, ele ressaltou o impacto positivo dessas iniciativas no fortalecimento do sistema de segurança social em Moçambique.
Um dos pilares do sucesso recente do INSS é a contínua modernização e informatização de seus processos. Segundo o Vice-Ministro, a implementação de novas tecnologias têm reduzido significativamente o tempo de resposta às solicitações de benefícios e permitindo uma gestão mais eficaz da situação contributiva dos beneficiários.
Destacou a aprovação do Regulamento de Segurança dos Sistemas de Informação do INSS (RESSI), que regula o uso de tecnologias da informação e comunicação, garantindo a protecção à confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. Esse regulamento também visa mitigar riscos associados à segurança da informação e prevenir ataques cibernéticos, assegurando a confiança dos usuários nos serviços prestados pelo INSS.
Receitas superam as projecções
A nova Política e Estratégia de Investimentos 2021-2025 do INSS tem sido fundamental para o crescimento financeiro da instituição. Essa estratégia estabelece princípios e critérios para decisões de investimentos, visando a sustentabilidade do sistema a médio e longo prazo.
Com efeito, os resultados financeiros são notáveis, nomeadamente, a duplicação do Fundo de Reservas, de mais de 34 bilhões de Meticais para cerca de 72 bilhões de Meticais, ultrapassando a marca de um bilhão de dólares americanos.
As receitas acumuladas de investimentos superaram as projecções, alcançando uma execução de 127% do valor inicialmente projetado.
Desafios e recuperação de dívidas
Apesar do crescimento e modernização, o INSS ainda enfrenta desafios, especialmente no que diz respeito à recuperação de dívidas de contribuições. A dívida acumulada aumentou para mais de 4 bilhões de Meticais, correspondendo a 59.700 contribuintes devedores. No entanto, os esforços de recuperação têm mostrado resultados positivos, com um montante global de mais de 7 bilhões de Meticais recuperados de Janeiro de 2020 a Maio de 2024.
ROLINHO MANUEL FARNELA enfatizou que a modernização e a estratégia de investimentos do INSS têm produzido resultados impressionantes, garantindo a sustentabilidade e a eficiência do sistema de segurança social. Com essas iniciativas, diz o Ministro, o INSS está preparado para enfrentar os desafios futuros e continuar a oferecer um serviço de qualidade aos seus beneficiários, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Comentários
As Reformas Económicas de Daniel Chapo: Alcance e Desafios
16 de Janeiro, 2025
Mais notícias
-
Jovens desenvolvem soluções inovadoras para a cadeia de valor da agricultura
11 de Dezembro, 2023 -
Preço da castanha cai dois meticais
3 de Outubro, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023