MPME passam a contar com um centro de desenvolvimento empresarial

0
2064

A Exxon Mobil Moçambique Limitada, em representação da Mozambique Rovuma Venture e dos parceiros da Área 4, inaugurou recentemente o escritório de Maputo do Centro de Desenvolvimento Empresarial MozUP (EDC).

Criado em colaboração com o Governo de Moçambique e o sector privado, o centro visa promover a capacitação das Micro, Pequenas e Médias Empresas Moçambicanas (MPME), por forma a dotá-las de competências de gestão empresarial assentes em boas práticas de mercado, tornando-as elegíveis ao financiamento bancário e qualificadas às exigências dos operadores da indústria do gás, apoiando o crescimento de negócios moçambicanos para serem competitivos em sectores chave para o crescimento nacional, entre eles o da energia.

A iniciativa enquadra-se na Estratégia de Desenvolvimento do Conteúdo Local, sendo que, através dela, os parceiros da Área 4 pretendem investir no desenvolvimento das capacidades dos fornecedores locais, ajudando-os a maximizar os benefícios gerados pelos projectos de Gás Natural Liquefeito (GNL) e outros sectores industriais.

Com sede em Maputo, a MozUp deverá, nos próximos tempos, expandir para as cidades de Pemba e Palma. Trata-se de uma plataforma orientada para desenvolver negócios moçambicanos qualificados e competitivos.

O centro foi projectado pela Mozambique Enterprise Solutions (joint venture entre a empresa Global de Desenvolvimento Social e Económico – DAI e a TPLA – Taciana Peão Lopes&Advogados Associados), que deverá fornecer avaliações de negócios, serviços de consultoria e assessoria, serviços de treinamento, assistência com requisitos de certificação de qualidade e segurança e informações sobre acesso a capital.

O EDC também hospedará seminários, sessões de treinamento de negócios e informações sobre procedimentos de contratação de projetos e contratados. As empresas moçambicanas receberão feedback personalizado para destacar os pontos fortes, identificar áreas de oportunidade e fornecer recomendações práticas para o desenvolvimento da capacidade geral.

A iniciativa envolve a participação activa de vários stakeholders –  incluindo o governo, Sector privado, sistema financeiro e operadores – tendo já iniciado com o estabelecimento de parcerias para a concretização do desiderato proposto.

Com efeito, a Mozambique Enterprise Solutions rubricou, recentemente, um memorando de entendimento com o Millennium Bim. O acordo tem por objectivo “ fomentar o desenvolvimento de soluções financeiras visando posicionar o Millennium Bim como um dos parceiros de referência do MozUP”, referiu o banco em comunicado.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.