
Mundo recorda o valor da inovação na transformação de problemas em progresso e destaca a importância da mulher
Todos os anos, no dia 26 de abril, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual (PI), com o objetivo de discutir o papel que os direitos de PI desempenham no incentivo à inovação e à criatividade. A celebração este ano tem como foco as mulheres.
Efectivamente, em 2023, o foco está na determinação das inventoras, criadoras e empreendedoras do mundo inteiro e seu trabalho inovador.
“Mulheres de todos os países estão a transformar o mundo, graças à imaginação, engenhosidade e trabalho árduo, mas não raramente enfrentam enormes desafios para ter acesso aos conhecimentos, às habilidades, aos recursos e ao apoio de que precisam para se desenvolver”, indica a OMPI.
É assim que, para a OMPI, o Dia Mundial da PI 2023, constitui uma oportunidade para celebrar todas as mulheres talentosas em todo mundo e promover o desenvolvimento de ecossistemas de PI mais inclusivos e diversificados que estimulem a inovação, a criatividade e o crescimento dos negócios para o benefício de todos.
Por ocasião da efeméride, 20ª celebração da data, a OMPI aproveita, por outro lado, para promover o reconhecimento ou benefícios financeiros obtidos a partir de novas obras e criações.
As celebrações relacionam os direitos e a acção de pequenas e médias empresas, para projectar ideias para o mercado.
“O papel desses negócios é considerado essencial em áreas como economia, onde a área de propriedade intelectual pode fortalecê-los e torná-los mais competitivos e resilientes”, afirma a OMPI.
A OMPI realça que a celebração anual é uma oportunidade única para juntar pessoas do mundo celebrando inventores e criadores, além de se refletir sobre várias formas com as quais vidas são moldadas pela propriedade intelectual.
Em Moçambique, para assinalar a data, o Ministério da Indústria e Comércio através do Instituto da Propriedade Industrial, IP está a realizar seminários sobre as “Vantagens do uso do Sistema da Propriedade Industrial no progresso económico,” e destacando o lema deste ano que é, “Propriedade Intelectual & a Mulher: Acelerando a Inovação e a Criatividade”, cujo objectivo é reconhecer a capacidade das mulheres em Moçambique e em todo mundo na busca de soluções para um desenvolvimento sustentável. O IPI, recorda a propósito, que pretende-se disseminar ao nível das mulheres a atitude ”Eu posso fazer” na consciência das mulheres inventoras, criadoras e empreendedoras em todo mundo e o seu trabalho de inovador.
É assim que, o IP, irá partilhar com as mulheres empreendedoras as vantagens do uso consciente da propriedade intelectual como auxílio para investimentos seguros e estabelecimento de um mercado estável cuja capacidade intelectual dos actores seja reconhecida recursos.
Daniel Chapo Convida Empresários Argelinos a Apostar em Moçambique
8 de Setembro, 2025Sector Privado Pressiona por Alívio da Carga Tributária em Moçambique
5 de Setembro, 2025Chapo Leva Estratégias de Cooperação Económica e Comercial à Argélia
4 de Setembro, 2025

Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023