Nigéria contrai empréstimo de US$ 60 milhões de dólares para fábrica de processamento de gás

0
516

O Banco Africano de Exportação-Importação (Afreximbank) assinou um contrato de empréstimo a prazo de 7 anos com a empresa nigeriana Alphaden Energy & Oilfield Limited para a construção de uma instalação de processamento de gás de 20 milhões de pés cúbicos padrão por dia no Estado de Bayelsa, na Nigéria.

O acordo foi assinado por Paschal Anyanwu, Director Executivo da Alphaden Energy & Oilfield Limited, e Rene Awabeng, Diretor e Responsável Global pelas Relações com os Clientes do Afreximbank, a margem da Conferência de Energia de África (AEW) 2023.

“Todos nós acreditamos que o gás vai desempenhar um papel de liderança na forma como desenvolvemos a segurança energética de África”, afirmou NJ Ayuk, Presidente Executivo da AEC, que esteve presente na assinatura do acordo, acrescentando: “Esta vai ser uma instalação energética de 45 mil milhões de Naira (US$ 60 milhões de dólares) que será desenvolvida por uma empresa africana. Em nome da Câmara Africana da Energia e do Afreximbank, saudamos-vos”.

O projecto será construído na estação de fluxo de Obama, situada na Licença de Exploração Mineira de Petróleo 63, e terá capacidade para produzir 405 milhões de toneladas por dia de Gás Natural Liquefeito e 294 barris por dia de condensados brutos.

“Acreditamos que cada pequeno passo que damos ajudará a contribuir para a independência energética deste continente”, afirmou Anyanwu, acrescentando: “Este dia marca um dia importante nesta jornada e esperamos que haja mais pessoas que sigam estas pegadas, tal como nós seguimos as que nos precederam”.

A linha de crédito será reembolsada com a venda de gás condensado, que foi assegurada por seis offtakers e será transportada em cisternas ISO de 20 toneladas para clientes nas seis regiões geopolíticas da Nigéria.

Destinada a reduzir a queima de gás e a gerar um valor significativo a partir dos recursos de gás natural da Nigéria, a transacção é muito significativa para o Afreximbank no que diz respeito aos seus compromissos para com a transição energética de África.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.