Novo Cais e Sinalização do Porto da Mocímboa da Praia

0
925
  • A primeira fase da reabilitação custou cerca de 7,5 milhões de dólares, mas no final de todo o programa de desenvolvimento é estimado em cerca de 30 milhões de dólares.

 inaugurado esta segunda-feira, 09/10,  o novo Cais e Sinalização do Canal do Porto da Mocímboa da Praia, no extremo norte da Província de Cabo Delgado, apurou O.Económico junto  de fontes próximas dos investidores.

A primeira fase da reabilitação custou cerca de 7,5 milhões de dólares, mas no final de todo o programa de desenvolvimento é estimado em cerca de 30 milhões de dólares.

O Porto da Mocímboa da Praia esteve extremamente destruído, quer sob o ponto de vista da infraestrutura, quer da carga.

As obras da infraestrutura, que incluem a construção de um novo cais e a reabilitação do parque de contentores, começaram em Agosto de 2022.

O tecido comercial e industrial já está a regressar com alguma força, o que significa que já existe actividade económica para as populações, que têm estado a regressar a bom ritmo.

Após meses nas “mãos” de terroristas , Mocímboa da Praia foi saqueada e quase todas as infraestruturas públicas e privadas foram destruídas, bem como os sistemas de energia, água, comunicações e hospitais.

No total, cerca de 62 mil pessoas, quase a totalidade da população, abandonaram a vila costeira devido ao conflito que começou há cinco anos e meio, com destaque para as fugas em massa que ocorreram após a intensificação das ações terroristas em Junho de 2020.

Mocímboa da Praia está situada 70 quilómetros a sul da área de construção do projeto de exploração de gás natural, em Afungi, Palma, liderado pela TotalEnergies.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.