
Petróleo: Em véspera da reunião da OPEP+, Arábia Saudita pode reduzir os preços do Arab Light para a Ásia para o mínimo de 20 meses
O principal exportador mundial de petróleo, a Arábia Saudita, pode reduzir ainda mais os preços oficiais de venda (OSPs) de todos os tipos de petróleo bruto para a Ásia em Julho, conforme revela uma pesquisa da Reuters, que indica que, a medida é susceptivel de ser tomada, apesar da iminente reunião da Opep+ que pode deixar a porta aberta para uma maior redução da produção.
A gigante petrolífera estatal Saudi Aramco pode reduzir o preço de seu principal petróleo Arab Light em cerca de 1 dólar por barril em Julho, de acordo com sete entrevistados pela Reuters.
Isso colocaria o preço da luz árabe em Julho em cerca de 1,55 dólares o barril acima da média de Omã/Dubai, a mais baixa desde Novembro de 2021.
“As margens de refino nas refinarias asiáticas permanecem fracas e ainda há pressões para reduzir as taxas de operação”, disse um entrevistado da Reuters.
Os lucros de uma refinaria típica de Singapura que processa petróleo bruto de Dubai recuperaram para uma média de 4,27 de dólares por barril em Maio, de 81 centavos de dólar por barril no mês passado, mas ainda muito abaixo de 10,42 dólares por barril em Janeiro.
Os prémios à vista para os graus de referência do petróleo do Oriente Médio abrandaram ao longo do ciclo comercial de Maio, à medida que as refinarias desaceleraram as compras em meio a expectativas de baixa sobre a demanda e as margens.
Algumas refinarias asiáticas, como a fábrica de Mailiao, em Formosa, e a de Bangchak, na Tailândia, estão reduzindo as taxas de operação. Enquanto as japonesas Cosmo Oil e Eneos sofrem com interrupções de unidades que podem levar meses para retomar a produção.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, ou Opep+, devem se reunir nos dias 3 e 4 de Junho para discutir metas de produção. Há apenas dois meses, o grupo anunciou um corte adicional de produção de 1,16 milhão de barris por dia a partir de Maio.
Os inquiridos pela Reuters não esperavam que a OPEP+ reduzisse ainda mais a produção, apesar de o ministro da Energia saudita ter emitido um aviso contra os vendedores a descoberto.
“O problema não é que haja muito petróleo no mercado. O problema é que os preços estão muito altos”, disse outro entrevistado.
Algumas refinarias asiáticas exigiram menos suprimentos da Saudi Aramco para cargas carregadas em Junho devido aos altos OSPs.
Os entrevistados também previram que o Arab Extra Light continuará mais barato do que o Arab Light, acompanhando os preços fracos do light sour Murban.
A Saudi Aramco definiu o OSP árabe extra leve de Junho mais baixo do que o Arab Light, um movimento raro visto pela última vez em Junho de 2021.
Os OSPs de petróleo saudita geralmente são liberados por volta do quinto de cada mês, e definem a tendência para os preços iranianos, kuwaitianos e iraquianos, afectando cerca de 9 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo bruto com destino à Ásia.
A Saudi Aramco define seus preços de petróleo com base em recomendações de clientes e depois de calcular a variação no valor de seu petróleo no mês passado, com base nos rendimentos e preços dos produtos.
Os funcionários da Saudi Aramco, por uma questão de política, não comentam os OSPs mensais do reino.
Mais notícias
-
Nova Lei para tornar Moçambique mais atractivo ao investimento
28 de Setembro, 2022 -
Já é possível pagar serviços municipais através do M-Pesa
20 de Fevereiro, 2025 -
Economia cresceu 4,1%7 no I trimestre
6 de Junho, 2023
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














