
Petróleo sobe reagindo ao assassinato de líder do Hamas evento que reacende risco geopolítico
O petróleo subiu depois que o Hamas disse que Israel matou seu líder político, aumentando as tensões em uma região que produz cerca de um terço do petróleo bruto do mundo.
O West Texas Intermediate subiu novamente acima de US$ 76 o barril, enquanto o Brent também avançou. O Hamas disse que Ismail Haniyeh foi morto em um ataque aéreo no Irão. Isso ocorreu após um ataque anterior de Israel em Beirute que matou um comandante sénior do Hezbollah.
Houve uma escalada no conflito desde o último fim de semana, quando um ataque do Hezbollah nas Colinas de Golã controladas por Israel matou 12 jovens, potencialmente colocando em risco as negociações de cessar-fogo em andamento entre Israel e o Hamas.
Em um sinal de que os traders de petróleo estão a proteger-se contra mais conflitos, os volumes de compra do Brent foram na terça-feira, 30/07, os mais altos desde o início de Junho. Um indicador da volatilidade do mercado também é o mais alto desde o início do verão.
“Os detalhes ainda estão a surgir do Irão, com o mercado alocando um prémio de risco maior para o petróleo”, escreveram os analistas do ING Ewa Manthey e Warren Patterson.
O mercado tem avaliado o risco de que uma nova escalada possa afectar a produção e as exportações, particularmente do Irão. Os preços do petróleo bruto não reagiram particularmente bruscamente aos desenvolvimentos recentes na guerra, que em curso desde o início de Outubro de 2023.
Os futuros ainda estão a caminho de uma queda mensal em Julho, com o Brent a cair quase 7%.
Longe do Oriente Médio, o American Petroleum Institute disse que os estoques de petróleo bruto caíram em 4,5 milhões de barris na semana passada. Se confirmado por números oficiais mais tarde na quarta-feira, 31/07, isso marcaria a mais longa sequência de declínios desde Janeiro de 2022.
Os traders também estão a monitorar uma reunião do comité da OPEP+ que ocorrerá na quinta-feira, 01/08, bem como uma reunião de taxas de juros do Federal Reserve na quarta-feira, 31/07, com taxas que devem permanecer inalteradas.
Governo Avalia Prorrogação da Redução do IRPC na Agricultura por Mais Dez Anos
17 de Novembro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Senegal Entra em Território de ‘Debt Distress’ Após Falha de Acordo com o FMI e ...
17 de Novembro, 2025 -
Governo Avalia Prorrogação da Redução do IRPC na Agricultura por Mais Dez Anos
17 de Novembro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Senegal Entra em Território de ‘Debt Distress’ Após Falha de Acordo com o FMI e ...
17 de Novembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















