
Presidente da República o Recebe Venâncio Mondlane Para Reforçar Diálogo Político e Consolidar a Paz
Destaques
- Encontro insere-se na estratégia do Chefe do Estado de manter canais abertos com todos os sectores da sociedade moçambicana;
- Reunião decorreu num ambiente de respeito institucional e espírito patriótico;
- Foram discutidos seis pontos concretos com definição de prazos e pontos focais;
- Mondlane manifestou preocupações sobre detenções e episódios de violência;
- Presidente reiterou compromisso com um diálogo nacional inclusivo e contínuo;
- Audiência insere-se nos esforços para fortalecer a reconciliação e estabilidade nacional
;
O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu na noite de terça-feira, 21 de Maio de 2025, o candidato presidencial Venâncio Mondlane, num encontro que reforça a aposta num diálogo político aberto, inclusivo e orientado para a paz e reconciliação nacional.
Num gesto de abertura e escuta activa, o Presidente Daniel Chapo recebeu em audiência Venâncio Mondlane, candidato às eleições presidenciais de 2024, como parte de uma agenda contínua de diálogo político com todos os sectores da sociedade. O encontro, que decorreu na Presidência da República, centrou-se na consolidação da paz, promoção da reconciliação e garantia de um ambiente político estável.
“O nosso objectivo é dialogar, dialogar, dialogar com todos os estratos sociais, pois só há desenvolvimento quando há paz e segurança”, afirmou o Chefe do Estado, reforçando que a reconciliação, o perdão e a irmandade entre os moçambicanos são pilares centrais da estabilidade nacional.
O Presidente lembrou ainda que, a 5 de Março último, foi assinado um Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo, reafirmando que este processo deve incluir todos os moçambicanos, sem excepção. “Sendo um moçambicano, achámos importante termos este encontro”, declarou Chapo.
Por sua vez, Venâncio Mondlane classificou o encontro como “produtivo” e “positivo”, apesar de assinalar preocupações sérias. “Estava muito preocupado com a questão das pessoas detidas. Era preciso termos uma visão clara, com prazos, sobre como tratar esse assunto”, disse, destacando ainda um relatório entregue à Procuradoria-Geral da República sobre actos de violência pós-eleitoral.
Mondlane indicou que a audiência abordou seis pontos de agenda, sobre os quais foi possível alcançar consenso, com prazos e pontos focais definidos para acompanhamento. “O que é importante daqui para frente é monitorarmos isso para benefício da nossa população”, defendeu.
Além das questões de paz e segurança, o encontro também permitiu a Mondlane partilhar propostas sobre o desenvolvimento económico e social do país. Ambas as partes concordaram na importância de se cultivar uma cultura de inclusão, escuta mútua e respeito pelas diferenças como base da democracia.
O Presidente reiterou que esta é apenas uma das várias audiências que continuará a realizar, com o objectivo de “trabalhar e desenvolver o país” com todos os moçambicanos.
Massingir Recebe Maior Projecto Turístico Da África Subsaariana
18 de Setembro, 2025PRECE 2025–2029: Um Roteiro Para Recuperar E Reerguer A Economia Moçambicana
17 de Setembro, 2025Banco Mundial E Moçambique Definem Novo Quadro De Parceria Até Final Do Ano
17 de Setembro, 2025Moçambique Quer Reduzir Desemprego Para 17% Até 2029
13 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023