
Prime Rate do sistema financeiro mantém-se constante pelo quinto mês consecutivo
A Prime Rate do sistema financeiro nacional vai manter-se constante em Dezembro, situando-se em 15,9%, 2,1 pontos percentuais abaixo da registada em igual período do ano passado.
A informação sobre a manutenção do custo de obtenção do crédito no mercado bancário pelo quinto mês consecutivo (desde Julho último) foi partilhada esta segunda-feira pelo Banco de Moçambique.
A Prime Rate do Sistema Financeiro é a taxa de juro de referência para a concessão de créditos de taxa de juro variável no mercado bancário, sendo resultante da soma entre duas outras taxas: (i) Indexante Único, que representa a taxa de juro média obtida nas operações efectuadas no Mercado Monetário Interbancário (MMI) para o prazo de vencimento de um dia útil, e (ii) o Prémio de Custo, que é a taxa de juro que representa os factores de risco da actividade bancária do país que não são reflectidos nas operações do mercado interbancário. A Prime Rate a vigorar no mês Dezembro foi calculada em 15,90%, sendo o Indexante Único de 10,30%, calculado pelo Banco de Moçambique, e o Prémio de Custo de 5,60%, calculado pela Associação Moçambicana de Bancos.


















