
Prime rate sobe 230 pontos base em Março
A Prime rate do sistema financeiro nacional aumentou para 17,80%, 230 pontos base acima da registada no mês de Fevereiro.
A informação sobre o agravamento do custo de crédito na economia foi partilhada semana finda pelo Banco de Moçambique (BM) e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB).
A Prime rate do Sistema Financeiro é a taxa de juro de referência para a concessão de créditos de taxa de juro variável no mercado bancário, sendo resultante da soma entre duas outras taxas: (i) Indexante Único, que representa a taxa de juro média obtida nas operações efectuadas no Mercado Monetário Interbancário (MMI) para o prazo de vencimento de um dia útil, e (ii) o Prémio de Custo, que é a taxa de juro que representa os factores de risco da actividade bancária do país que não são reflectidos nas operações do mercado interbancário. A Prime rate a vigorar no mês Março foi calculada em 17,80%, sendo o Indexante Único de 12,60%, calculado pelo BM, e o Prémio de Custo de 5,20%, calculado pela AMB.
Refira-se que o aumento da Prime rate no período em referência resultou, fundamentalmente, da subida do Indexante Único, a reflectir o recente agravamento da taxa de juro de política monetária – taxa MIMO, face a política mais restritiva do BM.
[popup_anything id=”4505″]