
Procura mundial de petróleo poderá registar uma recuperação em 2021
A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que a procura mundial de petróleo deverá recuperar 5,5 milhões de barris por dia (bpd) para 96,6 milhões de bpd em 2021, depois de um colapso sem precedentes de 8,8 mb/d em 2020.
A entidade, com sede em Paris, refere que esta recuperação reflete principalmente “ o impacto dos pacotes de apoio fiscal e monetário, bem como a eficácia das medidas para resolver a pandemia”, entretanto, será necessário mais tempo para uma recuperação completa da procura devido ao impacto das renovações dos bloqueios pelos países.
Em uma revisão das estimativas apresentadas em Dezembro de 2020, a AIE reduziu a sua projecção da procura global de petróleo em 600 mil bpd para primeiro trimestre e 300 mil bpd para o ano de 2021. Segundo os autores do relatório, o ressurgimento dos casos Covid-19 está a atrasar a recuperação, no entanto, espera-se que um esforço de vacinação generalizada e uma aceleração da actividade económica impulsionem um crescimento mais forte na segunda metade do ano.
Relativamente a oferta global, a AIE indica que, após ter caído para o recorde de 6,6 mb/d em 2020, o fornecimento mundial de petróleo deverá aumentar mais de 1 milhão de bpd este ano, com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+) a somar mais do que os que estão fora do bloco.
[popup_anything id=”4505″]


















