Produção da HCB foi de 12.120,4 GWh, crescimento de 14,3% acima do planeado, no III Trimestre 2023

0
1085

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) S.A., uma das maiores produtoras independentes de energia da região austral, registou até ao final do terceiro trimestre de 2023, uma produção hidroenergética na ordem dos 12.120,4 GWh, correspondente a 14,3% acima do planeado, num ano cuja meta de produção definida é de 14.292 GWh e antevê-se uma superação para 15.488 GWh, o que fortalecerá a posição estratégica de Moçambique como um hub energético regional, refere a empresa em comunicado.

 “No período em análise, a HCB logrou alcançar uma facturação de pouco mais de 54,2% das receitas planeadas para o período, ao mesmo tempo que encerrou com sucesso as negociações sobre o ajustamento da tarifa de exportação de energia. Estes factores conjugados, representam ganhos significativos para a Empresa e para o País. As cifras apresentadas contribuirão para a realização de investimentos críticos nos equipamentos da cadeia de produção e em projectos de incremento da capacidade de geração energética, que se prevê chegar aos 4.000 MW, até 2032”, disse Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração da HCB.

Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB).

A HCB indica que no que concerne à disponibilidade hídrica, no início da época chuvosa 2023/2024, apresentava uma quota de armazenamento de 323.47 m, correspondente a capacidade útil de 87%, resultante da quantidade de água proveniente das barragens de montante e dos escoamentos gerados na Bacia Própria de Cahora Bassa. 

Diz a HCB, que essa quota “é satisfatória e, conjugada por uma gestão criteriosa, técnico-científica e por meios tecnológicos ao dispor da empresa, assegurará o processo de geração de energia até ao final do ano”.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.